Quais sao as fases de um processo judicial?

Quais são as fases de um processo judicial?

Petição inicial: o começo de tudo.

  • Citação: o direito de defesa do réu.
  • Réplica: o direito de resposta do autor.
  • Fase probatória: quem alega tem que provar.
  • Sentença: a decisão final do juiz.
  • Recursos: a arma do vencido.
  • Cumprimento de sentença: colocando a decisão em prática.
  • Quais são as fases que a lei 9.784 99 dispõe como fases dos processos administrativos?

    O rito (ou procedimento) do processo administrativo regulado pela Lei nº 9.784/99 tem, normalmente, no mínimo quatro fases: instauração (art. 5º, da Lei nº 9.784/99), instrução (art. 26, da Lei nº 9.784/99), alegações finais (art. 44, da Lei nº 9.784/99) e decisão (arts.

    Uma vez feita essa divisão, passamos a explicar as diversas fases que um processo judicial pode ter. Basicamente o processo se divide em duas grandes fases, a fase de confirmação do direito, chamada de processo de conhecimento e a fase de cumprimento de sentença, também conhecida como execução.

    LEIA TAMBÉM:   Quais sao os multiplos de cada numero?

    Como pode haver extinção do processo judicial?

    Contudo essa determinação manifesta que, mesmo que o processo tenha sido iniciado, mas não havendo o seu habitual andamento, por culpa da parte interessada, pode haver a extinção. Advém que a legislação estabelece isso para alguns, e não para todos os tipos de processo judicial.

    Como os processos judiciais são divididos?

    Contudo os processos judiciais são divididos basicamente em 3 grandes áreas, são elas: Justiça Estadual, Justiça Federal e Justiça Trabalhista. Na justiça do trabalho, logicamente, versa sobre as questões trabalhistas.

    Qual a duração média das ações judiciais?

    A edição mais recente do relatório Justiça em Números, com dados de 2020, mostra que as ações judiciais duram, em média, 5 anos e 2 meses. Só que a fase de conhecimento – na qual o juiz colhe depoimentos, analisa as provas e calcula o valor da sentença – é mais curta: a espera média chega a 1 ano e 7 meses.