Quais sao as fases da vida humana que se refletem na religiao como ritos de passagem ou iniciacao Por que?

Quais são as fases da vida humana que se refletem na religião como ritos de passagem ou iniciação Por quê?

Os mais comuns são os ligados a nascimentos, mortes, casamentos e formaturas. Em nossa sociedade, os ritos ligados a nascimentos, mortes e casamentos são praticamente monopolizados pelas religiões. Já as formaturas não costumam ser, em si, religiosas, mas frequentemente têm importantes momentos religiosos.

Quais os fatores que caracterizam a passagem da adolescência para a vida adulta?

Na visão de Arnett (2000), não se pode nivelar a adolescência e a adultez emergente, visto que essa última se caracteriza por maior liberdade de escolha e elevado investimento em exploração de experiências, tanto em termos de relacionamentos, como de trabalho, estudo, lazer, papéis sociais e identidade.

LEIA TAMBÉM:   Em que ano surgiu a Mini-saia?

Como os índios contam a idade?

A maioria das tribos brasileiras mede o tempo a partir do movimento aparente desse astro no céu, com o Relógio Solar. Feito de uma haste cravada verticalmente no chão, ele perrmite saber as horas pela posição da sombra projetada num terreno horizontal.

Qual a duração dos ritos?

A duração dos ritos varia com o grupo etnolinguístico e com o estatuto social das famílias.

Qual a função dos ritos de iniciação?

Ou seja, os ritos de iniciação têm uma primeira função que é de formar identidades, de nos dizer o que está certo e errado no nosso comportamento. Neste sentido, os ritos são apresentados como verdades que não podemos questionar sob pena de estarmos a violar “a nossa cultura”.

Quais são os ritos de iniciação masculina?

Nos ritos de iniciação masculina são realizadas práticas que exercitam a sexualidade e potenciam a virilidade através do uso de plantas como o gonandzlolo e kisangongo, que prolongam a relação sexual e que permitem realizá-la muitas vezes.

Quais são os conteúdos transmitidos nos ritos?

Numa segunda questão são referidos os conteúdos que são transmitidos nos ritos para mediar a construção das identidades masculina e feminina, ou seja o trabalho, o respeito e a vida sexual. Finalmente trataremos dos ritos relativamente aos casamentos prematuros e abandonos escolares.