Quais sao as doencas geneticas ou hereditarias mais comuns na populacao negra?

Quais são as doenças genéticas ou hereditárias mais comuns na população negra?

De acordo com a 3a edição da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), as doenças mais comuns nessa população e que possuem alguma ligação genética ou hereditária são a anemia falciforme, o diabetes mellitus tipo II, a hipertensão arterial e a deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase.

Qual o gene que causa a anemia falciforme?

A anemia falciforme é caracterizada pela presença de uma hemoglobina anômala (diferente) chamada de S. A doença falciforme é produto da união de dois genes S vindos um do pai e outro da mãe (SS). Pessoas que têm apenas um gene S e outro normal A são AS, ou seja, têm o traço falciforme e não apresentam sintomas.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a funcao da administracao escolar?

Qual exame detecta artrite reativa?

Diagnóstico de artrite reativa Uma vez que esses sintomas podem não aparecer simultaneamente, a doença pode não ser diagnosticada durante vários meses. Não há exames laboratoriais simples disponíveis para confirmar o diagnóstico de artrite reativa, mas às vezes são feitas radiografias.

Qual anemia era predominante na raça negra?

Trata-se da anemia falciforme. A doença é considerada pelo Ministério da Saúde um problema de saúde pública em nosso país, em razão da grande incidência que tem sobre a população negra, parda e mestiça.

Qual das doenças genéticas é mais frequente na população?

A fibrose cística é uma das doenças genéticas mais comuns e apresenta herança recessiva.

Por que negros têm mais diabetes?

Isso realmente é um problema nessa população”, concluiu. De acordo com o cardiologista, entre os fatores de agravamento da doença nos negros estão uma maior sensibilidade ao sal e uma menor resposta a determinados medicamentos amplamente utilizados para tratar a doença.

O que acontece com o material genético de quem tem anemia falciforme?

LEIA TAMBÉM:   O que causa o desligamento inesperado do PC?

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária que se manifesta quando o indivíduo recebe, de ambos os pais, o gene alterado. Na anemia falciforme, as hemácias tendem a apresentar o formato de foice, sendo também rígidas; em razão da presença da hemoglobina S.

Em qual cromossomo ocorre a anemia falciforme?

Anemia Falciforme é uma doença hemolítica de caráter autossômico recessivo presente em indivíduos homozigóticos para a hemoglobina S, ocorrendo uma mutação na posição 6 da extremidade N – terminal do cromossomo 11, substituindo o ácido glutâmico por valina.

Quais as causas da artrite reativa?

A artrite reativa normalmente surge como consequência de uma infeção bacteriana urogenital ou intestinal. No caso de infecção urogenital, pode se devido a doenças sexualmente transmissíveis, como a clamídia, por exemplo, que é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis.

O que é artrite inflamatória?

Corresponde a um processo inflamatório articular que se caracteriza pela presença de derrame articular e/ou dor à movimentação, calor, vermelhidão e limitação funcional. De um modo geral, os seus sinais e sintomas duram até seis semanas.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os fosseis mais antigos do mundo?

O que é anemia negra?

A anemia falciforme é uma doença hereditária, muito comum entre negros, em que o corpo produz uma forma anormal de hemoglobina. Isto faz com que as células vermelhas do sangue fiquem em forma de foice, dificultando a passagem pelos vasos sanguíneos, levando a dor e os danos aos tecidos do corpo.

Quais testes são feitos para diagnosticar anemia falciforme?

O diagnóstico dessa hemoglobinopatia é bastante complexo, os exames mais utilizados para a determinação dessa patologia são: Hemograma, Teste de falcização, Teste de Solubilidade, Eletroforeses, Focalização Isoelétrica, Imunoensaio, Diagnóstico em Neonatos, dosagem de Hemoglobina Fetal e Hemoglobina A2.