Quais sao as consequencias da introducao de especies exoticas?

Quais são as consequências da introdução de espécies exóticas?

A introdução dessas espécies tem consequências negativas não só para o meio ambiente, pois afeta a segurança alimentar, o controle de doenças como a malária e a dengue, entre outras, assim como prejudica a economia.

Em que a introdução de espécies exóticas e a extinção de espécies prejudica os ecossistemas?

Isso porque a chegada de espécies exóticas a um novo habitat nem sempre é positiva. Desta forma, essa atividade provoca mudanças profundas no habitat, como o desequilíbrio do meio ambiente, e colocam as espécies em risco, levando à sua extinção.

Como a introdução de espécies pode afetar a biodiversidade de um ecossistema?

A biodiversidade também é ameaçada pela introdução de espécies exóticas, ou seja, a introdução de espécies que não vivem normalmente naquele ambiente. Percebe-se, portanto, que essa ação pode provocar a destruição de algumas espécies, afetando diretamente o equilíbrio daquele ecossistema.

LEIA TAMBÉM:   Quanto ganha em media um jogador de hockey?

Como ocorre a introdução de espécies em diferentes ecossistemas?

A adaptação às condições do ambiente no qual se inseriu, ausência de predadores e degradação dos ambientes naturais são os principais fatores que levam uma espécie exótica se tornar invasora, competindo com as espécies nativas por recursos – como território, água, alimento e inclusive, em alguns casos, se alimentando …

Quais são as causas da introdução de espécie exótica?

A adaptação às condições do local no qual se inseriu, a ausência de predadores e a degradação são os principais fatores que levam uma espécie exótica a se tornar invasora, competindo com as espécies nativas por recursos e causando um grande impacto à comunidade.

Que risco a extinção de uma espécie oferece ao ecossistema?

As principais consequências da extinção de espécies são a perda de biodiversidade, a redução do fundo genético global do planeta, a diminuição do número de recursos naturais e de variedade alimentar, a redução da capacidade de autorregulação dos ecossistemas e a aceleração da extinção de outras espécies, já que nenhuma …