Quais sao as consequencias causadas pelo alcool na vida social?

Quais são as consequências causadas pelo álcool na vida social?

Além de diversos problemas de saúde provocados pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o alcoolismo também causa problemas sociais graves que está diretamente relacionado à violência no trânsito, violência doméstica, abandono escolar e abandono do emprego, ou seja, causando perdas financeiras e consequentemente …

Quais são os prejuízos psíquicos que uma pessoa alcoólatra sofre?

Altera a capacidade de percepção (dificuldade de perceber as coisas) e a capacidade intelectual (dificuldade de aprender). Prejudica ainda a memória, muda o caráter, estraga a vida afetiva e pode arruinar a personalidade definitivamente.

Por que o alcoolismo é um problema?

O álcool atua como depressor do sistema nervoso central, interferindo diretamente em mecanismos cerebrais. Seu uso excessivo pode causar dificuldades no raciocínio, como resolução de problemas simples, além de alterar o senso de perigo e o comportamento.

LEIA TAMBÉM:   Qual a doenca que o tatu transmite?

Quais são algumas doenças provocadas por uso do álcool extremo?

Quais as principais doenças causadas pelo alcoolismo?

  • Desnutrição. Principalmente na adolescência, o consumo de substância alcoólica causa à redução da capacidade de absorção e afeta negativamente o desenvolvimento nutricional.
  • Hepatite alcoólica.
  • Cirrose.
  • Gastrite.
  • Doenças emocionais.
  • Comprometimento do cérebro.

O que é considerado etilismo?

Consideramos um etilista moderado aquela pessoa que bebe álcool, mas o faz de forma esporádica ou em pequena quantidade, como 1 ou 2 dinks por dia, por no máximo 5 dias não consecutivos da semana. Etilista pesado é aquele que bebe álcool em excesso, ou seja, em quantidades sabidamente prejudiciais ao organismo.

Quando beber se torna um problema?

Quando beber socialmente vira um hábito recorrente, é aí que reside o perigo levando a problemas na vida pessoal e profissional. A doença do alcoolismo abala famílias, coloca em xeque a convivência, o casamento e até a capacidade profissional do indivíduo.