Quais sao as conjuncões aditivas?

Quais são as conjunções aditivas?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

Quais são as conjunções?

Locução conjuntiva

  • Conjunções aditivas – expressam soma.
  • Conjunções adversativas – expressam oposição.
  • Conjunções alternativas – expressam alternância.
  • Conjunções conclusivas – expressam conclusão.
  • Conjunções explicativas – expressam explicação.

O que é uma conjunção explicativa?

Conjunções coordenativas explicativas São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro.

O que são conjunções e quais são elas?

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.

LEIA TAMBÉM:   Quantos litros tem a reserva do Agile 2012?

Quando a frase é aditiva?

As conjunções aditivas são palavras que ligam dois termos ou duas orações de mesma função, estabelecendo relação de adição entre elas. Quando as orações podem ser independentes uma da outra, mas estão ligadas pela conjunção, são chamadas de orações coordenadas.

Quais são as 5 conjunções coordenativas?

Conjunções coordenativas

  • aditivas;
  • adversativas (oposição);
  • alternativas;
  • conclusivas;
  • explicativas.

Qual a conjunção de MAS?

Além de conjunção adversativa, o “mas” também pode assumir papel de conjunção aditiva em uma oração.

O que é explicativas exemplos?

A conjunção explicativa é um dos tipos de conjunções coordenativas. Sua principal função é a de relacionar duas orações, com uma explicando a informação contida na outra (daí o nome, “explicativa”). Algumas das conjunções coordenativas explicativas da língua portuguesa são: que, porque, pois, porquanto etc.

Quais são as expressões explicativas?

e) Uma expressão explicativa (isto é, a saber, por exemplo, ou melhor, ou antes, etc.) Por Exemplo: O amor, isto é, o mais forte e sublime dos sentimentos humanos, tem seu princípio em Deus. – Para separar termos deslocados de sua posição normal na frase.

LEIA TAMBÉM:   Em quais continentes mundiais sao encontradas florestas tropicais quais as causas do desmatamento?

Para que servem as conjunções Quais são elas?

A conjunção estabelece a relação entre duas orações ou duas palavras que possuem o mesmo valor gramatical. Ela conecta termos que exercem a mesma função sintática e permite que a oração faça sentido e tenha fluidez. As conjunções podem ser oordenativas ou subordinativas.

Como é que tipo de conjunção?

2. Conjunções Causais. Introduzem orações subordinadas que dão ideia de causa: que, porque, como, pois, visto que, já que, uma vez que.

O que é adversativa exemplos?

Conjunções adversativas exprimem a ideia de oposição: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante. Exemplos de conjunções adversativas: Não foram campeões, todavia exibiram o melhor futebol. Deveria ter estudado para a prova, mas preferi ir à festa.