Quais sao as categorias de rendimentos sujeitos a este imposto?

Quais são as categorias de rendimentos sujeitos a este imposto?

Ao todo, são seis as categorias de rendimentos sujeitas a este imposto: Categoria A. Nesta categoria estão incluídos os rendimentos do trabalho dependente, como vencimentos, gratificações, percentagens, comissões, participações, subsídios ou prémios, indemnizações, etc. Categoria B

Qual é o imposto direto?

O IRS é um imposto direto. São impostos indiretos os que tributam manifestações indiretas ou mediatas de riqueza, as quais se evidenciam através de um < > (ato de consumir). Exemplificando o IVA e os Impostos Especiais sobre o Consumo são impostos indiretos.

Por que o imposto é obrigatório?

O Imposto é um tributo obrigatório cobrado pelo governo. Isso quer dizer que é um valor que você paga e contribui para custear as despesas administrativas do Estado. O não pagamento pode gerar multas e até punição legal. Ao olhar por esse lado até parece algo ruim.

LEIA TAMBÉM:   O que acontece se voce levar uma picada de abelha?

Qual a definição do imposto?

O imposto pode ser definido como uma “prestação pecuniária, unilateral, definitiva e coactiva” [ 1 ]. Não nos vamos debruçar sobre a discussão e explanação detalhada de cada um dos elementos que compõem esta definição que, de um modo geral, é partilhada pela doutrina jurídico fiscal [ 2 ].

Quais são os gastos dedutíveis no IRS?

Aqui, além das despesas comprovadas por faturas, pode consultar outros gastos dedutíveis no IRS que efetuou em entidades dispensadas de passar fatura. É esse o caso dos juros do crédito à habitação, das rendas da casa, das taxas moderadoras e das propinas de estabelecimentos de ensino públicos.

Quais são os principais prazos do IRS?

Os principais prazos do IRS referem-se à verificação de faturas no e-fatura, consulta dos valores das deduções apurados pela Autoridade Tributária (AT), reclamação dos valores das deduções, consignação do IRS e IVA e entrega da declaração de rendimentos (Modelo 3) ou do IRS automático. Eis o calendário do IRS em 2021.

LEIA TAMBÉM:   Qual o numero do beneficio da Previdencia Social?

Quando deve entregar o IRS?

Este é um dos prazos do IRS que não pode mesmo falhar. Se entregar o IRS em abril ou maio e tiver direito a receber reembolso, deve ter o dinheiro à sua disposição até ao final de junho. Atenção! Os contabilistas certificados recomendam que o IRS não seja entregue nos primeiros 15 dias.