Quais sao as caracteristicas do genero discurso politico?

Quais são as características do gênero discurso político?

O discurso político é um texto argumentativo, fortemente persuasivo, em nome do bem comum, alicerçado por pontos de vista do emissor ou de enunciadores que representa, e por informações compartilhadas que traduzem valores sociais, políticos, religiosos e outros.

Qual a relação entre linguagem e persuasão?

Linguagem e persuasão são elementos que caminham lado a lado. Normalmente associamos a ideia de persuasão à ideia de convencimento. Quando alguém tenta nos persuadir, temos a impressão de que a intenção que essa pessoa assume é a de nos convencer sobre algo.

Quais os componentes de um discurso?

Para os primeiros, as partes do discurso são: o exórdio, a narração, a confirmação e a peroração. Para os últimos, são elas: o exórdio, a narração, a argumentação (subdividida em prova e refutação) e a peroração (subdividida em conclusão e epílogo). Vejamos em que consiste cada uma delas.

LEIA TAMBÉM:   Quem foi John Locke e o que ele pensava sobre o Estado liberal?

O que gera o discurso de ódio?

O discurso de ódio é considerado um tipo de violência verbal, e a sua base é a não-aceitação das diferenças, ou seja, a intolerância. Entretanto, quando falamos de diferenças, o foco dessa prática se dá, em sua maioria, naquelas ligadas a aspectos de crença, origem, cor/etnia, gênero, identidade, orientação sexual etc.

Quais as características de um gênero normativo?

Conceito de texto normativo Texto normativo é aquele que integra um conjunto de regras, normas e preceitos. Destina- se a reger o funcionamento de um grupo ou de uma determinada atividade.

Qual a relação entre as palavras argumento credibilidade e persuasão?

– Credibilidade: o persuadido para a “aceitação de uma idéia” exigirá que seja verdadeira, e para ser verdadeira, ela deve relacionar-se com fatos, testemunhos, provas. A credibilidade leva o “persuasor” ao domínio da prova. – Coerência: o “persuasor” entra na ordem da demonstração da lógica e da argumentação.

Quais são as regras gerais a serem aplicadas aos discursos persuasivos?

Aristóteles dá a dica: dispor o receptor ao adversário; amplificar ou atenuar o que se disse; excitar as paixões no ouvinte, e, por fim, proceder a uma recapitulação. (RETOMADA PARA FINALIZAÇÃO PERSUASIVA). Quem persuade leva o outro à aceitação de uma dada ideia.

LEIA TAMBÉM:   Como causar interferencia em cameras de seguranca?

Quais são os componentes da argumentação?

São Paulo: Martins Fontes, 2001.), os elementos fundamentais de um argumento são o dado (D), a conclusão (C) e a justificativa (J). É possível apresentar um argumento contando apenas com esses elementos, cuja estrutura básica é: “a partir de um dado D, já que J, então C”.

Quais são os três elementos que compõem uma argumentação?

Uma argumentação é um discurso que visa convencer ou incentivar alguém a agir de determinada forma ou a adotar determinada visão de mundo. O sucesso dessa tarefa depende de três elementos essenciais: o orador, o auditório e o discurso.

O que são textos normativos exemplo?

Textos normativos são aqueles que regulam as normas de funcionamento de uma Instituição, a comunidade, as igrejas, entre outras Instituições. Exemplo: constituição da Republica de Moçambique, código Penal, EGFAE (estatuto geral dos funcionários e agentes do Estado), etc.

Quais são as características do gênero crônica *?

Entre as principais características da crônica, é possível destacar a linguagem simples, objetiva e o texto curto. A crônica é um tipo de texto que chama atenção pelo seu tom mais leve, muitas vezes irônico e humorístico, prendendo a atenção do leitor por contar a história de forma rápida e sem grandes detalhamentos.