Quais sao as ameacas da Amazônia?

Quais são as ameaças da Amazônia?

São vários os motivos que levam à acelerada degradação na Amazônia. A exploração desordenada de seus recursos, principalmente de madeira, a expansão da agropecuária e o garimpo vêm aumentando as áreas desmatadas. O processo de desmatamento acarreta consequências negativas, como a diminuição da biodiversidade.

Quais atividades econômicas de exploração que sofre a Floresta Amazônica?

A agricultura e a pecuária, grandes obras de infraestrutura, a exploração madeireira, a grilagem de terras, o garimpo e a expansão dos assentamentos humanos são atividades com grandes impactos sobre a floresta, especialmente quando são feitas de forma ilegal ou sem obedecer a um zoneamento ecológico-econômico.

Qual seria a melhor forma de ocupação econômica da floresta amazônica?

Algumas das atividades econômicas que também poderiam ser fomentadas na região são a piscicultura – a criação de peixes em cativeiro – e o turismo ecológico, que cresce a taxas de 15\% ao ano e está estagnado no Brasil, sobretudo na Amazônia, disse o pesquisador.

LEIA TAMBÉM:   Qual a importancia da alavancagem operacional?

Como desenvolver a Amazônia?

Explorar sem destruir a Amazônia

  1. Conservação e uso sustentável. A Reserva Extrativista Médio Juruá foi oficialmente criada em 4 de março de 1997.
  2. Luta pela liberdade.
  3. Floresta como fornecedora.
  4. Logística na floresta.
  5. Da semente ao óleo.
  6. Do Juruá para o mundo.
  7. Proteção de tartarugas.
  8. Agricultura de subsistência.

Qual a maior causa do desmatamento da Amazônia?

Entre as principais causas do desmatamento da Amazônia, podem-se destacar a impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, projetos de extração de madeira, mineração, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras.

Quais são os problemas mais preocupantes encontrados na Amazônia atualmente?

Entre os quais, cabe destacar:

  • Aquecimento global. De acordo com o Greenpeace, na década de 90, a floresta amazônica absorvia dos bilhões de toneladas de CO2, quantidade que atualmente se reduziu à metade.
  • Perda da biodiversidade.
  • Doenças zoonóticas.