Quais os transtornos psiquiatricos na gravidez?

Quais os transtornos psiquiátricos na gravidez?

Os transtornos mentais relacionados à gestação e parto podem ser classificados em:

  • Tristeza materna, blues puerperal ou baby blues: manifestação mais freqüente, acometendo de 50 a 70\% das puérperas.
  • Depressão pós-parto: menos freqüente, manifestando-se em 10 a 15\% das puérperas.

Qual transtorno ocorre durante o período de gravidez?

As mulheres podem apresentar uma gama de problemas de saúde mental na gravidez e após o nascimento do bebê: depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, psicose pós-parto, transtorno de pânico e fobias.

Como saber se o bebê tem problema mental?

Transtorno mental na infância: como os pais podem identificar?

  • Alterações de humor frequentes. Mudanças drásticas de humor em curtos períodos de tempo podem representar indícios de transtornos mentais.
  • Tendência à autolesão.
  • Desconexão com a realidade.
  • Tendências de isolamento.
  • Distúrbios alimentares.

Sou Borderline e estou grávida?

O ideal é que você possa fazer acompanhamento com um psicólogo e também com psiquiatra, para poder avaliar o uso de medicações de acordo com a sua atual condição. Com a gravidez, a alteração hormonal pode estar influenciando ainda mais na sua percepção dos sintomas. A terapia pode ser uma boa aliada neste momento.

LEIA TAMBÉM:   Qual a definicao de economia industrial?

Porque as grávidas ficam esquecidas?

Já na reta final da gestação e também nos primeiros dias da lactação, há o aumento dos receptores de ocitocina em várias áreas do cérebro, mais uma justificativa para os esquecimentos.

Quem tem borderline pode engravidar?

Não há contraindicações à gestação por nenhum transtorno psiquiátrico, mas converse bem com seu psicólogo e seu psiquiatra para entender melhor sua situação atual e todas as alterações que uma gestação e posteriormente um filho podem trazer.

Quem faz tratamento psiquiátrico pode engravidar?

O tratamento da depressão em mulheres grávidas ou planejando engravidar requer cuidadosa avaliação dos riscos e benefícios à paciente e ao feto. Mulheres que estão em tratamento de depressão devem planejar a gravidez, discutindo a ideia com o seu psiquiatra e com o obstetra.

Quem tem transtorno de borderline pode engravidar?

O transtorno borderline de personalidade não é uma contraindicação para que uma pessoa engravide, muito menos a psicoterapia. Mas os remédios que atualmente está usando será o fiel da balança, porque uns não contraindica, outros podem oferecer risco e até contraindicar a gravidez.

O que é grávida borderline?

Gestação de alto risco é “aquela na qual a vida ou a saúde da mãe e/ou do feto e/ou do recém-nascido têm maiores chances de serem atingidas que as da média da população”. Para muitas mulheres, a gravidez e a maternidade são momentos de maior vulnerabilidade a transtornos psiquiátricos.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as flores que florescem no outono?

É normal ficar confusa na gravidez?

Todos esses sentimentos são naturais e, de certa forma, a gestação inteira pode ser marcada por oscilações de humor. Cada mulher irá vivenciá-la de uma maneira bastante específica, mas é importante não se esquecer de que todo esse turbilhão emocional é normal e faz parte desse processo.

Quais são os principais fatores associados aos transtornos mentais na gestação?

A prevalência de transtornos mentais durante a gravidez foi de 12,94\%, sendo a depressão a patologia mais frequente e os fatores associados foram idade, situação conjugal, cor da pele, trimestre de gestação, internação durante a gestação e doença crônica.

É normal surtar na gravidez?

Qual é o período de gestação em que há maior probabilidade de desenvolvimento de transtorno psicológico com depressão e ansiedade?

A literatura científica indica que o período gravídico-puerperal é a fase de maior prevalência de transtornos mentais na mulher, principalmente no primeiro e no terceiro trimestre de gestação e nos primeiros 30 dias de puerpério3.

Quais as doenças mais frequentes na gravidez?

Infecção urinária, candidíase e vaginose são as doenças mais frequentes na gravidez (Foto: Thinkstock)

Como evitar a infecção durante a gravidez?

Se a infecção acontece durante a gravidez, é preciso cuidado, pois o primeiro contato com o vírus costuma ser o mais grave. Com o bebê, a preocupação é na hora do nascimento: se a mulher teve lesões nos 30 dias que antecedem o parto, é recomendável fazer cesárea para não expor a criança ao vírus.

LEIA TAMBÉM:   Porque Mac Miller se matou?

O que fazer em caso de gravidez precoce?

O que fazer em caso de gravidez na adolescência. Em caso de gravidez precoce, o que a jovem pode fazer é marcar uma consulta médica para iniciar o pré-natal e contar a sua família para obter o apoio necessário. Médicos psicólogos e obstetras, assim como enfermeiro e assistente social devem ser informados para que haja uma correta vigilância

Será que o diagnóstico é negligenciado durante a gravidez?

Entretanto, acredita-se que o diagnóstico neste período é negligenciado e há poucas pesquisas que procuram identificar alterações psicológicas durante gravidez e os desfechos obstétricos 5 5.

Qual é o nível mínimo de hemoglobina normal na gravidez?

Apesar de alguns autores terem adotado valores arbitrários para a hemoglobina de 10,5 ou 10g/dl como normais para a gestante (5,18), a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece o limite de 11g/dl, abaixo do qual se define a anemia, independente da idade da gestação (21).

Quando é considerado uma gravidez de alto risco?

Gestação de alto risco é “aquela na qual a vida ou a saúde da mãe e/ou do feto e/ou do recém-nascido têm maiores chances de serem atingidas que as da média da população considerada”(1).

Qual valor é considerado anemia na gestação?

Outrossim, o diagnóstico caracteriza-se a anemia na gravidez quando os valores de hemoglobina (Hb) forem menores do que 11g/dL e hematócrito (Hct) for menor do que 33\% no 1° e no 3° trimestres da gravidez; Hb menor do que 10,5g/dL e Hct menor do que 32\% no 2° trimestre, e Hb menor do que 10g/dL no puerpério.

Qual o valor ideal de ferritina na gravidez?

Na gestante, consideramos ao inicio da gravidez níveis adequados de ferro a concentração de hemoglobina igual ou superior a 11 g/dL e ferritina sérica maior que 30 µg/L11(C).