Quais os tipos de glicogenoses?

Quais os tipos de glicogenoses?

Tipos de Glicogenoses

Tipos Enzima Deficiente Gene
Glicogenose Tipo Ia Glicose-6-fosfatase G6PC
Glicogenose Tipo Ib Transportador de Glicose-6-fosfato SLC37A4
Glicogenose Tipo II Alfa-glicosidase GAA
Glicogenose Tipo IIIa e IIIb Enzima desramificadora de glicogênio AGL

Que tipo de degeneração e a doença de Hers?

A doença de armazenamento de glicogénio por deficiência de fosforilase hepática, ou doença de armazenamento de glicogénio tipo de 6b (doença de Hers, GSD 6b) é uma forma benigna e rara da doença de armazenamento de glicogénio.

Que são glicogenoses?

As glicogenoses são doenças genéticas de herança autossômica recessiva, secundárias a ausência ou deficiência enzimática envolvidas na síntese ou degradação do glicogênio1. São classificadas em doze tipos diferentes, nomeadas de acordo com o defeito enzimático específico e órgãos afetados.

O que são as glicogenoses?

Glicogenoses são doenças genéticas hereditárias que afetam o metabolismo do glicogênio seja no fígado ou nos músculos. O glicogênio é a principal fonte de energia de humanos, responsável por manter a concentração normal de glicose nos estados de jejum.

LEIA TAMBÉM:   Quanto ganha um amigo de aluguel?

O que é glicogenoses?

As glicogenoses são doenças genéticas de herança autossômica recessiva, secundárias a ausência ou deficiência enzimática envolvidas na síntese ou degradação do glicogênio1. Isto resulta em alteração na concentração ou estrutura do glicogênio de diversos tecidos do organismo2.

Como diagnosticar glicogenose?

O diagnóstico é baseado na apresentação clínica e nos níveis de glicemia e lactacidemia depois de uma refeição (hiperglicemia e hipolactacidemia), e após 3-4 horas de jejum (hipoglicemia e hiperlactacidemia). Os níveis séricos de ácido úrico, triglicéridos e colesterol estão aumentados.

O que é degeneração Glicogênica?

Degeneração Glicogênica: Acúmulo anormal de glicogênio nas células, decorrente de distúrbios metabólicos. Utiliza-se o método do ácido periódico de Schiff (PAS) de coloração para diferenciar glicogênio de água.

Como tratar glicogenose?

Tratamento: Dieta: amido cru (MaizenaR) a cada 2-4 horas (dependendo do intervalo de tolerância ao jejum) na dose de 1,75-2,5g/kg/dose. Este intervalo também deve ser respeitado durante a noite. O amido deve ser dado, preferencialmente, com água fria.