Quais os tipos de dureza da agua?

Quais os tipos de dureza da água?

A dureza da água é composta de duas partes, a dureza temporária e a dureza permanente. A dureza temporária é gerada pela presença de carbonatos e bicarbonatos, que podem ser eliminadas por meio de fervura da água. A dureza permanente é devida a cloretos, nitratos e sulfatos, que não são susceptíveis à fervura.

Qual a importância da dureza da água?

Tecnicamente falando, a dureza de uma água se refere à quantidade de bicarbonatos, carbonatos, sulfatos ou cloretos de cálcio e magnésio dissolvidos nela. Ou seja, quanto maior a quantidade desses sais dissolvidos na água, mais dura ela é considerada. Isso ajuda a evitar os transtornos causados pela dureza da água.

Como saber se a água é dura?

Os 4 sinais de que a sua água é dura:

  1. As manchas brancas nos seus óculos, podem ser marcas de calcário.
  2. As lavagens parecerem ásperas.
  3. A sua pela fica seca no final do banho.
  4. A sua chaleira tem restos de calcário, pois este forma-se em quantidades maiores quando a temperatura da água aumenta.
LEIA TAMBÉM:   E ruim estudar ouvindo musica?

O que é a água dura?

Uma água dura consiste numa água que contém sais dissolvidos numa percentagem superior a 5\%. A dureza mede-se em graus, expressos em partes por milhão de carbonato de cálcio (CaCO3) ou de óxido de cálcio (CaO).

Qual a principal forma em que a dureza pode ser introduzida na água?

Outro modo de abrandar a água considerada “dura” é adicionar o carbonato sódico-Na2CO3, (soda ash), considerado como um detergente de baixa alcalinidade, em conjunto ou não com a cal-CaO, a quente ou a frio, quando a água possuir teor de cálcio bem maior que o magnésio.

Como é medida a dureza da água?

A dureza da água é medida geralmente com base na quantidade de partes por milhão, ppm, de carbonato de cálcio (CaCO3), também representada como mg/l de Cálcio CaCO3. Quanto maior o valor de “ppm”, mais “dura” será considerada a água.

Quando a água é considerada dura?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma amostra de água é considerada dura quando a concentração de carbonato de cálcio é superior a 120 mg por litro, e “macia” quando os teores em carbonato de cálcio são inferiores a 60 mg/L.

LEIA TAMBÉM:   Que parte da planta obtem o alimento?

O que é considerado água dura?

Quando a água apresentar teores desses cátions acima de 150 mg/L, então a água é dura; se estiver abaixo de 75mg/L, a água é mole; e se for entre 75 e 150 mg/L, a água é moderada. A água dura é causada pelo excesso de cálcio e magnésio.