Quais os sintomas mais frequentes de rinossinusite?

Quais os sintomas mais frequentes de rinossinusite?

Os sintomas clássicos da rinossinusite crônica são:

  • obstrução nasal;
  • rinorreia;
  • alterações do olfato, por conta do processo obstrutivo, entre outros motivos;
  • dor ou pressão facial, mais presente em pacientes com rinite alérgica;
  • cefaleia;
  • tosse, principalmente, na infância.

São sinais de alerta para complicações das rinossinusites?

Os sinais e sintomas encontrados na rinossinusite aguda são: dor na arcada dentária superior, dor ou pressão facial, congestão e obstrução nasal, secreção nasal e pós-nasal, hiposmia/anosmia, febre, cefaléia, halitose, fadiga, otalgia, tosse e irritação de garganta.

O que fazer quando a sinusite ataca o ouvido?

Nas situações em que a sinusite evoluir para a perda auditiva, seja temporária ou permanente, procure um centro auditivo com experiência. A ParaOuvir Aparelhos Auditivos é referência em prevenção e reabilitação auditiva há mais de 12 anos.

LEIA TAMBÉM:   O que e registro de usuario?

Qual a principal causa da rinossinusite?

Pode ser causada por múltiplas etiologias incluindo alérgenos, irritantes ambientais e infecção, com os quadros virais sendo a sua principal etiologia. Infecções bacterianas representam de 2 a 10\% de todos os casos de rinossinusites infecciosas.

Como curar rinossinusite?

“O tratamento da rinossinusite deve se basear na limpeza e desinfecção/desinflamação das cavidades nasais. Lavagem com solução fisiológica, anti-inflamatórios (principalmente os esteroides) e antibióticos são a base do tratamento”, informa o otorrinolaringologista Fabiano Haddad Brandão.

Quais as principais complicações que podem ocorrer na rinossinusite bacteriana?

Uma das complicações da sinusite é a osteomielite frontal, inflamação que pode ter evolução aguda ou crônica. A sinusite também é fonte de infecções orbitárias, que são frequentes em crianças e adultos jovens. Um pequeno número de pessoas desenvolve complicações intracranianas.

Como tratar sinusite e otite?

Seu tratamento inclui a lavagem nasal com soro fisiológico e o uso de remédios como antibióticos, anti-alérgicos ou corticoides, prescritos pelo otorrino, de acordo com a causa da inflamação.