Quais os sintomas de fistula Liquorica?

Quais os sintomas de fístula Liquorica?

Os sintomas dos pacientes com fístula liquórica são rinorréia clara, hialina, muitas vezes unilateral e que piora com esforço físico, tosse, espirro e mudança de posição da cabeça. Meningites de repetição sem causa aparente podem fazer parte do quadro clínico5.

O que é rinorréia Liquórica?

A rinorréia liquórica (RL) ocorre quando há uma conexão do espaço subaracnóideo com o lúmem nasal ou dos seios paranasais. Anatomicamente há um defeito da dura, aracnóide, osso e mucosa. A fístula liquórica rinogênica, segundo Ommaya (1976), pode ser traumática ou não traumática.

Como diagnosticar fístula Liquorica?

A principal etiologia de fístulas liquóricas é o trauma. Estão localizadas principalmente na placa cribiforme e no etmóide posterior. O teste diagnóstico com maior acurácia é a injeção intratecal de fluoresceína. O principal exame pré-operatório para localização do local da fístula é a CT cisternografia.

LEIA TAMBÉM:   Como foi a saida do agente DiNozzo?

O que é fístula na cabeça?

As fistulas liquoricas espontâneas são pequenas aberturas na base do crânio, por onde o líquido que reveste o cérebro (liquor) escapa. Esse vazamento ocorre geralmente pelo nariz ou pelo ouvido. O sintoma mais comum é a de saída de um líquido claro, por uma das narinas.

O que é Liquórica?

O Líquido Cefalorraquiano (LCR) ou Líquor é um fluido corporal límpido e incolor (“aspecto água de rocha”), com baixo teor de proteínas e poucas células.

O que é hipotensão Liquorica?

A hipotensão liquórica consiste no extravasamento de liquido cefalorraquidiano ocorrido por defeito espontâneo da dura-máter por deiscência ou afinamento focal espontâneo.

Como é feita a cirurgia de fístula Liquorica?

Pode ser espontânea, traumática, pós cirúrgica ou pós infecção. O tratamento clínico eh a principal alternativa em mais de 90\% dos casos. Quando a cirurgia eh necessária, procuramos o local com manobras anestésicas ou contrastes intra operatórios e tentamos fecha-la com sutura e cola biológica.

Como tratar fístula Liquorica?

O tratamento cirúrgico, com fechamento da fístula liquórica, é o de escolha. O tratamento conservador inclui repouso prolongado, medicamentos para diminuir a produção de LCR, como a acetazolamida, e antitussígenos e laxantes para reduzir picos de aumento da PIC e aumento do vazamento.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os objetivos dos sindicatos?

O que é uma fístula Liquórica?

A fístula liquórica (FL) da base anterior do crânio é definida como a comunicação do espaço subaracnoideo com as vias aéreas superiores. Sua importância relaciona-se ao risco que tal abertura pode levar à infecção do sistema nervoso central.

Como corrigir uma fístula?

Para corrigir o problema, devemos primeiro qual a região de origem da fistula, porque dependendo da região de origem não há como corrigir por via nasal. Um exemplo é a fistula ocorrida por lesões na porção mastoidea do osso temporal. Consulte seu neurocirurgião de confiança para esclarecer mais suas dúvidas.

O que causa uma fístula Liquórica?

A fístula liquórica decorre da lesão da aracnóide, dura-máter, osso e mucosa, que resulta em fluxo extracraniano de líquor. As fístulas são classificadas de forma didática em fístulas de origem nasal e de origem otológica. As fístulas liquóricas rinogênicas são mais comuns do que as otológicas.

O que é fístula Liquorica craniana?

Onde fica localizada a fístula?

Os exemplos de fístula naturais são aqueles que formam entre a extremidade das entranhas e a pele perto do ânus (fístula anal) ou entre o intestino e a vagina (fístula do enterovaginal). As fístula podem igualmente formar entre o recto e a vagina e esta é chamado uma fístula rectovaginal.