Quais os sintomas de diverticulo de Zenker?

Quais os sintomas de divertículo de Zenker?

Sinais e sintomas do divertículo de Zenker

  • Desconforto, dificuldade ou dor ao engolir alimentos (disfagia)
  • Ruído estranho ao deglutir.
  • Aumento da salivação.
  • Tumefação ou sensação de corpo estranho na garganta.
  • Regurgitação ou refluxo (regresso dos alimentos retidos e não digeridos à boca)
  • Tosse.
  • Engasgamento.

O que é Zenker?

O divertículo de Zenker (DZ) é uma patologia adquirida rara que tem sua incidência aumentada com a idade, porém entre os divertículos esofágicos é o mais prevalente. Acomete mais o sexo masculino na sétima década de vida, tendo um incidência entre 70 e 80\% nos pacientes maiores de 60 anos.

Como é a cirurgia de divertículo de Zenker?

RACIONAL: O tratamento cirúrgico do divertículo de Zenker inclui na maioria dos casos a cricomiotomia do músculo cricofaríngeo, a qual pode ser associada à diverticulopexia ou diverticulectomia. A escolha destas opções cirúrgicas ainda é controversa.

LEIA TAMBÉM:   Como identificar problemas respiratorios em gatos?

O que é Diverticulopexia?

O tratamento cirúrgico contempla duas abordagens principais: a diverticulectomia (ressecção do divertículo), e a diverticulopexia, que consiste na fixação cirúrgica da estrutura diverticular¹,².

Onde o divertículo se forma na faringe?

Encontra-se em uma região frágil da parede posterior da faringe distal conhecida como triângulo de Killian, entre o músculo constritor inferior da faringe e o músculo cricofaríngeo.

Onde se localiza o Diverticulo de Meckel?

O divertículo de Meckel é uma protuberância semelhante a uma pequena bolsa que sai da parede do intestino delgado e que está presente em algumas crianças desde o nascimento. A maioria das crianças não apresenta sintomas, mas ocasionalmente hemorragia retal indolor ocorre ou o divertículo se infecciona.

O que é espasmo esofágico difuso?

O espasmo esofagiano difuso é um distúrbio raro da motilidade esofágica caracterizado por contrações não propulsivas ou hiperdinâmicas – excessivas que não movimentam o alimento até o estômago.

O que é esôfago em quebra nozes?

O esôfago em quebra-nozes é uma anormalidade manométrica, incluída entre os distúrbios motores primários do esôfago, caracterizada por ondas peristálticas que atingem elevada amplitude em esôfago distal, descrita inicialmente em pacientes com dor torácica não-cardíaca.

LEIA TAMBÉM:   O que acontece com animal na pecuaria intensiva?

O que causa esofagite Eosinofilica?

A causa da esofagite eosinofílica é provavelmente uma resposta imunitária a antígenos alimentares em pacientes com suscetibilidade genética; os alergênios ambientais também podem desempenhar algum papel. Inflamação esofágica crônica não tratada pode por fim levar a estreitamento e estenose. leia mais esofágica.

O que é esôfago quebra nozes?

Estou com a sensação de um bolo na garganta?

A causa mais comum de sensação de bolo na garganta é Refluxo Faringo Laríngeo, doença na qual o ácido sobe do estômago e machuca a garganta do paciente. Costuma cursar com pigarro e tosse seca também. Pode ocorrer relacionado a dieta inadequada e a ansiedade.

O que causa divertículo de Meckel?

O divertículo de Meckel é uma saculação congênita comum da borda antimesentérica do íleo que ocasionalmente sangra, torna-se inflamada ou causa obstrução. Menos de 25\% dos divertículos contêm tecido gástrico heterotópico que secreta ácido clorídrico, que pode causar úlceras do íleo adjacente e sangramento.

O que é o divertículo de Zenker?

O divertículo de Zenker ou divertículo faringoesofágico é uma projeção sacular da mucosa e da submucosa da transição faringoesofágica, que se assenta acima do músculo cricofaríngeo, sendo um pseudodivertículo.

LEIA TAMBÉM:   Quem pode dissolver o parlamento?

O que é divertículo no esôfago?

Introdução: Divertículo do esôfago é uma dilatação localizada, de tamanho variável, formado pela parede total ou parcial do esôfago e com uma cavidade que se comunica com a luz(1). Aparece na transição faringo-esofágica, torácicos e torácicos justa-cárdicos.

Quais os tipos de divertículos?

Divertículos são de dois tipos: o hipotônico e o hipertônico. O hipotônico instala-se como decorrência do afrouxamento da musculatura lisa do intestino, e o hipertônico é provocado pelo aumento anormal do tônus dessa mesma musculatura e pelo crescimento significativo da pressão no cólon.