Quais os sintomas da febre do Nilo?

Quais os sintomas da febre do Nilo?

Quais são os sintomas da Febre do Nilo Ocidental?

  • febre aguda de início abrupto, frequentemente acompanhada de mal-estar;
  • anorexia;
  • náusea;
  • vômito;
  • dor nos olhos;
  • dor de cabeça;
  • dor muscular;
  • exantema máculo-papular e linfoadenopatia.

Qual a condição epidemiológica da febre do Nilo Ocidental no Espírito Santo no Brasil e no mundo?

A partir de uma grande colaboração científica, pesquisadores detectaram o vírus do Nilo Ocidental pela primeira vez em Minas Gerais e confirmaram a circulação viral no Piauí e em São Paulo. As amostras positivas foram coletadas de cavalos que adoeceram entre 2018 e 2020.

Onde surgiu a febre do Nilo Ocidental?

Isolado pela primeira vez na África, em 1937, o vírus da febre do Nilo ocidental ficou restrito ali, e em alguns países da Europa e Ásia, durante muito tempo. Foi em 1999, o primeiro caso registrado no continente americano, nos EUA.

LEIA TAMBÉM:   Como conseguir um emprestimo estando desempregado?

Quem transmite a febre do Nilo?

O vírus do Nilo Ocidental (VNO) é transmitido por meio da picada de mosquitos infectados, principalmente do gênero Culex. Os hospedeiros naturais são algumas espécies de aves silvestres, que atuam como amplificadoras do vírus (viremia alta e prolongada) e como fonte de infecção para os mosquitos.

Como surgiu o vírus do Nilo Ocidental?

O vírus do Nilo Ocidental é da mesma família do zika, também originário da África e transmitido por mosquitos. Entrou nas Américas pelos Estados Unidos, no fim da década de 1990, dispersou-se rapidamente naquele país e migrou para as Américas Central e do Sul.

O que é a febre do Mayaro?

A Febre do Mayaro é uma doença infecciosa febril aguda, cujo quadro clínico geralmente é de curso benigno, semelhante à Dengue e à Chikungunya.

O que ocasiona a presença de lagos na região do Grand Rift Valley?

A principal região lacustre está no Grande Rift Valley, onde estão localizados os Lagos Vitória, Albert, Tanganica e Niassa (ou Malawi). Por estarem relacionados ao relevo modificado pelos movimentos das placas tectônicas, esses lagos são chamados de lagos tectônicos.