Quais os sintomas da ansiedade na adolescencia?

Quais os sintomas da ansiedade na adolescência?

Tristeza, medo, culpa, preocupação e alterações de humor são alguns dos principais sintomas emocionais que podem ser apresentados na criança e no adolescente. Como sintomas comportamentais, temos as crises de choro, falta de concentração, isolamento e desânimo em realizar as atividades que antes eram corriqueiras.

O que é ansiedade na adolescência?

A ansiedade na adolescência apresenta sintomas semelhantes à ansiedade na vida adulta. No entanto, os adolescentes tendem a lidar com eles de maneiras distintas devido ao baixo alcance emocional. Como não sabem que o que estão sentindo possui ligação com a ansiedade, eles acreditam se tratar de traços de personalidade.

O que é ansiedade infantil?

O transtorno de ansiedade infantil pode ser comparado a um sistema de alerta natural, que dispara em situações de ameaça ou perigo para manter crianças afastadas de danos. Os sintomas desencadeados são preocupação, nervosismo e/ou medo. Ao longo da vida, todos passamos por momentos de ansiedade.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a personalidade de Simone?

Como acabar com a ansiedade na adolescência?

Dicas para lidar com a ansiedade na adolescência

  1. Incentivar a prática de exercícios: Praticar exercícios é uma excelente atividade em qualquer idade e que possui uma variedade de benefícios e, dentre eles, está o combate da ansiedade;
  2. Cuidar da alimentação: Alimentar-se bem é nutrir o corpo e a mente.

Como a ansiedade afeta uma pessoa?

Pessoas que apresentam transtorno de ansiedade generalizada mostram-se excessivamente preocupadas com situações rotineiras, e costumam analisá-las minuciosamente. Em muitos casos, o problema acaba trazendo reflexos para a saúde física do ansioso, como dores de cabeça, musculares e dificuldade para dormir.

Qual o sintoma de ansiedade em crianças?

Principais sintomas Ter dificuldade para pegar no sono; Acordar mais vezes que o normal durante a noite; Voltar a chupar o dedo ou fazer xixi nas calças; Ter pesadelos frequentes.

O que causa a ansiedade infantil?

Alguns fatores podem contribuir para o surgimento da ansiedade infantil, como, por exemplo, o longo período longe dos pais, a insegurança, o medo ou até a rotina escolar. A psicóloga Beatriz Moura, explica que os sintomas variam de acordo com o tipo de ansiedade.