Quais os riscos associados ao uso de AINEs e antiagregantes plaquetarios concomitantemente?

Quais os riscos associados ao uso de AINEs e antiagregantes plaquetários concomitantemente?

Quando em uso de AINEs, podem ocorrer alterações plaquetárias, que acarretam, consequentemente, em alterações da hemostasia primária. O tipo de alteração a ocorrer varia de acordo com o tipo de AINEs que está sendo utilizado, podendo ocorrer tanto sangramentos, quanto trombos por agregação plaquetária aumentada.

Quais as indicações dos anticoagulantes?

Os anticoagulantes devem ser usados por pessoas que têm maior risco de desenvolver um trombo, como aquelas com arritmias cardíacas ou que usam próteses em valva cardíaca. Também são usados para eliminar um trombo que já se formou, como em casos de pessoas com trombose, embolia pulmonar ou infarto.

LEIA TAMBÉM:   O que dar para Recem-nascido constipado?

O que é varfarina qual o uso mecanismo de ação e efeitos colaterais Qual a sua relação com o metabolismo de vitaminas?

A varfarina age inibindo os fatores da coagulação dependentes da vitamina K, fazendo com que o sangue diminua a capacidade em coagular, reduzindo a possibilidade de formação de coágulos e trombos (NICOLETTI et al., 2007).

Qual o principal efeito colateral associado ao uso dos AINEs?

Os efeitos adversos mais frequentes dos AINEs ocorrem ao nível do sistema gastrointestinal. Os AINEs inibem a COX 1 presente na mucosa gastrointestinal, resultando numa série de efeitos adversos com diversas gravidades, desde a dor abdominal, diarreia e dispepsia até úlceras, hemorragias gastrointestinais e perfuração.

Quais os principais efeitos adversos dos AINEs não seletivos e seletivos para cox2?

Os AINEs não seletivos da COX inibem a produção de prostaglandinas na mucosa gastrointestinal, podendo causar gastroduadinite, úlcera gástrica e sangramento digestivo. Esses AINEs, como a aspirina, reduzem a produção plaquetária de TXA2, devido ao bloqueio da COX-1, e previnem a trombose arterial (Figura 2).

Quanto tempo dura o efeito do anticoagulante no corpo?

LEIA TAMBÉM:   Como se chama o medico especialista em coluna?

Alguns permanecem no organismo por pouco mais de 24h e são tomados 1 vez ao dia e outros por pouco mais de 12h e são tomados de 12/12h.

Quantos dias o anticoagulante faz efeito?

Serve para “afinar” o sangue e, assim, diminuir o risco de Embolia Pulmonar ou crescimento da trombose já existente. Ele não é um antinflamatório. Seu pico de ação é alcançado de 2 a 4 horas após a ingestão, que deve ser feita com a alimentação, preferivelmente.

O que é a varfarina e seu mecanismo de ação?

Mecanismo de Ação: O efeito anticoagulante da varfarina é mediado através da inibição dos fatores de coagulação vitamina K-dependentes (II, VII, IX e X). Este efeito da varfarina resulta na síntese de formas imunologicamente detectáveis porém biologicamente inativas destas proteínas de coagulação.