Quais os procedimentos que a autoridade deve adotar ao tomar conhecimento da infracao penal militar?

Quais os procedimentos que a autoridade deve adotar ao tomar conhecimento da infração penal militar?

O militar ao tomar conhecimento de um fato delituoso deve, imediatamente, comunicá-lo à autoridade militar superior para as providências cabíveis e legais pertinentes. Nada obsta que antecedam à instauração do inquérito policial militar.

O que mudou no Código Penal Militar?

A Lei 13.491/2017 modificou o direito processual e o direito penal militar, alterando o conceito de crime militar, um dos alicerces do direito penal castrense e ainda provocou transferências de competência da Justiça Comum para a Justiça Militar da União.

São autoridades que podem exercer a Polícia Judiciária Militar?

A autoridade de polícia judiciária militar é aquela que tem competência legal para realizar todos os atos relativos à essa atividade. Nem todos os militares são autoridade de polícia judiciária militar, mas somente aqueles definidos no Código de Processo Penal Militar (CPPM).

LEIA TAMBÉM:   Qual o melhor banco para financiar um terreno?

Quais são as competências da autoridade da polícia judiciária no IPM?

7º do CPPM) PODE instaurar inquérito policial militar para investigar a possível ocorrência de crimes militares envolvendo os fatos que resultaram na morte de civil em confronto com policiais militares, sendo vedado, no IPM, apurar crime doloso contra a vida de civil e sua autoria.

Qual a autoridade de um policial?

Dessa forma, nosso entendimento é que a autoridade policial referida na legislações processual penal comum refere-se ao Delegado de Polícia e ao Oficial da Polícia Militar. O Delegado por ser bacharel em Direito e concursado para o seu respectivo cargo.

Quais instituições exercem a função de polícia judiciária?

No Brasil as atribuições de polícia judiciária são da competência das Polícias Civis e das Polícias Militares (Inquéritos Policiais Militares) das 27 unidades da federação e da Polícia Federal, de acordo com os parágrafos 4º e 1º, do artigo 144, da Constituição Brasileira.