Quais os principios do Lean Construction?

Quais os princípios do Lean Construction?

Cinco princípios fundamentais do Lean Construction

  • 1 – Agregar valor à construção.
  • 2 – Eliminar o que não acrescenta.
  • 3 – Otimizar tempo.
  • 4 – Reduzir a variabilidade.
  • 5 – Tornar processos transparentes.

Como aplicar o Lean Construction?

Reduza atividades que não agregam valor A ideia do Lean Construction é procurar, dentro do possível, reduzir ou eliminar as atividades que não agregam valor. No transporte de materiais, por exemplo, você pode usar caminhões maiores, reduzindo o número de viagens necessárias.

O que é Lean Construction na construção civil?

Lean Construction ou simplesmente construção enxuta. Essa é a tradução literal do conceito que aplica a mentalidade enxuta (Lean Thinking) em gerenciamento de projetos de obras. A metodologia do Lean foi inicialmente desenvolvida pela Toyota na década de 1980 para tornar mais ágil a produção de automóveis no Japão.

LEIA TAMBÉM:   Quanto custa uma sessao de meditacao?

Como a metodologia Lean Construction pode melhorar a produtividade no canteiro de obras?

Aumento da produtividade Produzir mais, em menos tempo e sem diminuir a qualidade da entrega final. Esse é um dos princípios básicos do Lean e é uma vantagem competitiva na construção civil. O canteiro de obras se torna mais produtivo com a construção enxuta.

Como reduzir a parcela de atividades que não agregam valor?

REDUZIR A PARCELA DE ATIVIDADES QUE NÃO AGREGAM VALOR Exemplos: Um simples suporte de mangote utilizado no bombeamento do concreto permite que o auxiliar realize uma atividade que agregue valor ao produto invés de apenas segurar o equipamento (Figura 1).

Tem-se algumas peculiaridades acerca do Lean Construction ao ser aplicado na construção civil como se pode definir esses conceitos?

A abordagem do Lean Construction inclui a aplicação dos princípios do pensamento clean para o ambiente de construção. Engloba desde a gestão da produção – junto à adoção de ferramentas, como o ciclo PDCA – até a finalização do projeto.

O que é o Lean Office?

O Lean Office – escritório enxuto – surgiu a partir dos conceitos da produção enxuta e suas ferramentas de aplicação visam redução de desperdícios dentro dos escritórios, por meio de um fluxo contínuo de processos que agreguem valor ao produto/ serviço entregue ao cliente, oferecendo ferramentas para fornecer à …

LEIA TAMBÉM:   O que acontece se respirar SBP?

O que são atividades que não agregam valor?

Atividade que não agrega valor é aquela considerada como não contrìbuidora para o processo de adicionar valor ao cliente ou para as necessidades organizacionais. A designação “que não adiciona valor” reflete uma crença de que a atividade pode ser reestruturada.

Por que é importante reduzir atividades que não agregam valor?

Reduzir as atividades que não agregam valor, além de melhorar o desempenho, em termos de produtividade, vão gerar uma lucratividade maior para a empresa. Por exemplo, avaliando o processo de construção da alvenaria. Essa análise pode ser feita para todas as etapas do processo construtivo.

O que é um processo lean?

Lean é uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota. Ao longo das últimas décadas, organizações de praticamente todos os setores têm usado lean como meio fundamental para transformar realidades gerenciais, potencializar resultados e melhor aproveitar o potencial humano.

Quais as atividades que não agregam valor em suas obras?

Todas essas atividades que não agregam valor podem ser facilmente observadas nos sete principais desperdícios da construção civil.

  1. Produção em excesso. É quando a empresa produz mais do que precisa para atender o cliente.
  2. Espera.
  3. Processamento desnecessário.
  4. Estoque.
  5. Transporte.
  6. Movimentação.
  7. Correção.