Quais os principais objetivos da Reforma Sanitaria?

Quais os principais objetivos da Reforma Sanitária?

Promover o conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias voltadas às necessidades de saúde da população, com promoção de política industrial nacional democrática e inovadora, capaz de reduzir a dependência da importação de medicamentos, equipamentos médicos, kits diagnósticos e insumos e com reforma na lei de …

Porque defender o Sistema Único de Saúde?

“O SUS representa uma conquista da sociedade brasileira porque promove a justiça social, com atendimento a todos os indivíduos. Além disso, é o maior sistema público de saúde do mundo, atendendo a cerca de 190 milhões de pessoas, sendo que 80\% delas dependem exclusivamente desse sistema para tratar a saúde”.

O que mudou com a criação do SUS?

Mudou o conceito de direito à saúde, tornando seu acesso, pelo menos na letra da lei, universal e gratuito para todos os brasileiros. Mudou a forma de organização dos serviços de saúde, aumentando a oferta de atenção primária e iniciando um processo regulado de acesso aos serviços de maior complexidade.

Quais os princípios da Reforma Sanitária?

O documento aprovado no primeiro Simpósio de Política Nacional de Saúde estabelecia princípios centrais que seriam adotados pela reforma sanitária, como o direito universal à saúde; o caráter intersetorial dos determinantes da saúde; o papel regulador do Estado em relação ao mercado de saúde; a descentralização.

LEIA TAMBÉM:   O que causa problema no figado em bebe?

Quais seriam as reivindicações da Reforma Sanitária?

Na luta pelo fim da ditadura, o setor saúde tornou-se protagonista com o Movimento da Reforma Sanitária Brasileira (RSB). As pautas reivindicavam melhorias na atenção à saúde e a efetivação desta como um direito social.

O que preconizava a reforma sanitária?

A ideologia do movimento pela reforma sanitária brasileira preconizava a saúde não como uma questão a ser resolvida pelos serviços médicos como uma questão social e política a ser abordada no espaço público.

O que defender o SUS para com a população?

4 motivos para você defender o SUS

  • Acesso gratuito e universal para atendimentos de saúde. Até a década de 1980, muitos brasileiros não tinham acesso à saúde.
  • Modelo descentralizado e participativo.
  • Distribuição gratuita de medicamentos.
  • Assistência completa em saúde: de vigilância epidemiológica à vacinação.

Qual a importância do SUS para a população?

Desde consultas, procedimento ambulatorial, aplicação de vacina e até transplante de órgãos, o SUS beneficia cerca de 180 milhões de brasileiros, somando mais de 2,8 bilhões de atendimentos por ano. …