Quais os principais motivos do sucesso evolutivo dos insetos?

Quais os principais motivos do sucesso evolutivo dos insetos?

Entre as principais características que garantem o sucesso dos insetos, está a presença de exoesqueleto, comum a outros artrópodes, presença de asas que garantem o voo, ovos resistentes e desenvolvimento indireto, o que garante que adultos e jovens não apresentem competição por recursos.

Porque tem tanto inseto?

O que eles têm de tanto especial?” Segundo Danilo, porque os insetos apresentam soluções para dois desafios da vida: Sobrevivência e reprodução. Vejam os insetos Holometábolos (moscas, formigas, abelhas, besouros, vespas e borboletas) conhecidos por realizarem metamorfose completa em seu ciclo de vida.

Que outras etapas há na vida desse inseto?

O ciclo de vida da maioria dos insetos, como as borboletas, envolve um processo chamado metamorfose completa, que é dividida em quatro fases: ovo, larva, pupa e adulta. Alguns insetos passam por outro tipo de ciclo de vida, chamado metamorfose incompleta, com apenas três fases: ovo, ninfa e adulta.

Quem são os ancestrais dos insetos?

Com base nos dados de sequenciação do genoma, estima-se que os insetos tenham surgido na Terra, há cerca de 480 milhões de anos, no Ordoviciano, mais ou menos ao mesmo tempo das plantas terrestres, onde evoluíram a partir de um grupo de crustáceos.

LEIA TAMBÉM:   Quanto ganha uma enfermeira pelo SUS?

Porque os insetos não são maiores?

Existem duas razões pelas quais não existem insetos gigantes na Terra hoje. Lembre-se de que os insetos são artrópodes, ou seja, possuem um corpo mole circundado por um esqueleto externo. Portanto, não é surpreendente que não existam insetos gigantes hoje, já que a gravidade poderia esmagar seus órgãos.

Por que os insetos não crescem?

Exoesqueleto Como os exoesqueletos são rígidos, os insetos e aranhas precisam mudá-lo à medida que crescem (por um maior), e, se eles fossem do nosso tamanho, se tonariam verdadeiras refeições apetitosas para os famintos de plantão.