Quais os principais fitoterapicos potencialmente toxicos?

Quais os principais fitoterápicos potencialmente tóxicos?

Plantas medicinais; medicamentos fitoterápicos; aspectos toxicológicos; Passiflora incarnata; Ginkgo biloba; Aesculus hippocastanum; Plantago ovata; Panax ginseng; Piper methysticum; Valeriana officinalis; Hypericum perforatum; Cimicifuga racemosa; Rhamnus purshiana.

Quais os principais riscos à saúde que o medicamento fitoterápico pode ocasionar quando utilizados de forma incorretas?

Os riscos do consumo de anti-inflamatórios e fitoterápicos Os riscos da automedicação podem ser diversos, principalmente relacionados ao agravamento de doenças, comprometimento da eficácia de tratamentos médicos, reações alérgicas e dependência química.

Quais são os riscos do uso de plantas medicinais e fitoterápicos?

Entretanto, podemos dizer que um dos maiores problemas do uso indiscriminado de fitoterápicos é que as substâncias presentes em algumas plantas podem interagir de forma negativa com certos medicamentos empregados no tratamento de doenças como, por exemplo, diabetes e hipertensão.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o significado da palavra substancia?

Quais são os riscos das plantas medicinais?

Ela, apesar de possuir baixa toxidade, em altas doses pode desencadear diversos problemas, incluindo aborto. É importante destacar que algumas plantas, além de não terem seu poder de cura comprovado, são apontadas como mutagênicas (causam mutações) e até carcinogênicas (provocam câncer).

Quais os principais problemas que o uso inadequado das plantas medicinais podem causar no paciente?

O uso inadequado das plantas tem causado e segue causando sérios problemas de intoxicação ou envenenamento, muitas vezes de forma mortal, por se ingerir partes das plantas que são altamente tóxicas mesmo em doses baixas (SANCHEZ,1998).

Quais os possíveis problemas na utilização de planta medicinal como remédio quais os cuidados devem ser tomados para evitar erros e possíveis complicações na saúde?

3. Ao se utilizar uma planta medicinal como remédio, quais os cuidados devem ser tomados para evitar erros e possíveis complicações na saúde? É preciso ter cuidado e certeza quanto a fonte consultada, o modo de preparo e a planta a ser utilizada, o uso incorreto da planta em alguns casos pode ser até mesmo fatal.