Quais os principais elementos que o exame do estado mental avalia?

Quais os principais elementos que o exame do estado mental avalia?

O exame do estado mental é o conhecimento da capacidade mental ativa por meio da avaliação de aspecto geral, comportamento, qualquer crença e percepção incomum ou bizarra (p. ex., delírios, alucinações), humor e todos os aspectos da cognição (p. ex., atenção, orientação, memória).

Como avaliar confusão mental?

O diagnóstico de condições como delirium ou demência deve ser realizado através de avaliação objetiva do estado mental. Inúmeros testes têm sido propostos com esta finalidade, embora o desafio esteja em dispor-se de um teste breve, de simples aplicação e de alta confiabilidade entre examinadores.

O que o Minimental avalia?

Aborda questões referentes à memória recente e registro da memória imediata, orientação temporal e espacial, atenção e cálculo e linguagem – afasia, apraxia e habilidade construcional.

Quem faz exame de estado mental?

O Exame do estado mental (EEM) é o processo através do qual o profissional que trabalha com saúde mental (geralmente psiquiatras e psicólogos) examina sistematicamente o estado mental de um paciente. Cada função mental é considerada separadamente de uma forma paralela a um exame físico.

LEIA TAMBÉM:   Pode existir duas empresas com o mesmo nome?

Quais são os estados mentais?

Conforme os exemplos acima, os estados mentais po- dem ser classificados como: sensações, crenças, desejos (esta- dos conativos), emoções, cognições, percepções, imaginações (estado quasi-perceptual) e julgamentos.

O que é teste de Folstein?

O Mini Exame do Estado Mental (MEEM) ou teste de Folstein (1, 2) é uma avaliação largamente utilizada para verificar possíveis quadros demenciais de forma rápida, objetiva e enxuta. Devido a sua fácil aplicação é muito empregado em consultórios médicos.

Como interpretar o MEEM?

Interpretação. Qualquer pontuação igual ou superior a 27 (de um total de 30) é efetivamente normal (intacto). Abaixo disso, a pontuação pode indicar perda cognitiva grave (≤9 pontos), moderada (10 a 20 pontos) ou leve (21 a 24 pontos). A pontuação bruta pode precisar ser corrigida de acordo com a escolaridade e idade.