Quais os medicamentos podem causar a sindrome de Stevens-Johnson?

Quais os medicamentos podem causar a síndrome de Stevens-Johnson?

Os fármacos mais comumente associados ao desencadeamento da reação são as sulfonamidas, anti-inflamatórios, penicilina, barbitúricos, alopurinol, antiepilépticos e vacinas( 8. Estudo dos achados oculares na Síndrome de Stevens-Johnson em pacientes de centro de referência de atendimento terciário.

O que causa a síndrome de Stevens-Johnson?

A síndrome de Stevens-Johnson e a necrólise epidérmica tóxica são comumente causadas por medicamentos ou por infecções. Os sintomas típicos de ambas as doenças incluem descamação da pele, febre, dores pelo corpo, uma erupção vermelha plana e bolhas e feridas nas membranas mucosas.

Qual forma específica de doenças basicamente eritematosas eritema a síndrome de Stevens-Johnson é enquadrada?

A síndrome de Stevens-Johnson e a necrólise epidérmica tóxica são duas formas da mesma doença, com risco de morte, que provoca erupção cutânea, descamação da pele e bolhas nas membranas mucosas. (Consulte também Introdução a reações de hipersensibilidade e distúrbios inflamatórios da pele.

LEIA TAMBÉM:   Como se faz um recibo de pagamento de aluguel?

Quais os tipos de efeitos colaterais dos agentes antimicrobianos?

Esses dois antimicrobianos trabalham juntos pelo seu efeito antibiótico e estão associados a muitos efeitos adversos comumente relatados. Entre eles, estão reações alérgicas, distúrbios hematológicos, hipoglicemia, metemoglobinemia, rabdomiólise e psicose.

O que é síndrome de Esteves?

A Síndrome de Stevens-Johnson é um problema de pele raro, mas muito grave, que provoca o surgimento de lesões avermelhadas em todo o corpo e outras alterações, como dificuldade em respirar e febre, que podem colocar em risco a vida da pessoa afetada.

O que é necrólise epidérmica tóxica?

A necrólise epidérmica tóxica (NET) ou síndrome de Lyell trata-se de uma reação adversa grave e rara que atinge predominantemente pele e mucosas. É caracterizada por morte generalizada dos queratinócitos e destacamento da epiderme no nível da junção dermoepidérmica.

Como tratar necrólise epidérmica tóxica?

Como é feito o tratamento O tratamento da necrólise epidérmica tóxica é feito em Unidade de Terapia Intensiva de queimados e consiste na eliminação do medicamento que está sendo usado pelo paciente, já que normalmente a NET é resultado de reações adversas a determinados medicamentos.

LEIA TAMBÉM:   Sao servicos de um data center?

Quais são os mecanismos de ação dos antimicrobianos?

O mecanismo de ação dos antimicrobianos ß-lactâmicos resulta em parte da sua habilidade de interferir com a síntese do peptideoglicano (responsável pela integridade da parede bacteriana).

O que é toxicidade seletiva de um antimicrobiano?

Toxicidade Seletiva: característica que todo antimicrobiano deveria apresentar, pois reflete-se na capacidade de atuar seleivamente sobre o microrganismo, sem provocar danos ao hospedeiro.

O que é síndrome óculo mucocutânea?

A síndrome de Stevens-Johnson caracteriza-se por reações mucocutâneas potencialmente fatais causadas por hipersensibilidade a fatores precipitantes diversos, como infecções por vírus, fungos, bactérias, afecções do tecido conjuntivo, tumores malignos, vacinas e diversos fármacos.

Qual os sintomas da doença fogo selvagem?

O sintomas de fogo selvagem (pênfigo) tem como manifestação inicial o surgimento de vesículas muito dolorosas, parecidas com aftas, nas membranas da mucosa oral. Em um curto período de tempo, essas bolhas se espalham por outras áreas da pele e podem se romper, deixando expostas erosões ou úlceras em carne viva.

LEIA TAMBÉM:   Qual o problema do funcionario?

Como se pega epidermólise bolhosa?

A epidermólise bolhosa é causada por mutações genéticas transmitidas de pais para filho, podendo ser dominante, em que um dos pais possuem o gene da doença, ou recessivo, em que o pai e a mãe carregam o gene da doença mas não há manifestação de sinais ou sintomas da doença.