Quais os mecanismos que agem na evolucao?

Quais os mecanismos que agem na evolução?

Os mecanismos de evolução correspondem a violações das diferentes proposições de Hardy-Weinberg. São elas: mutação, acasalamentos não aleatórios, fluxo gênico, tamanho finito da população (deriva genética) e seleção natural.

Como calcular a frequência de recombinação?

r = SR/n + 0,5SPR/n = (rG1 + rG2)/2, em que SR é soma do número de indivíduos originados de duas cromátides recombinantes, cuja freqüência esperada é R2; SPR é a soma do número de indivíduos originados de uma cromátide recombinante e outra paternal, cuja freqüência esperada é PR.

Como se calcula a frequência Genotipica?

Então no equilíbrio as frequências genotípicas podem ser deduzidas a partir das frequências gênicas em cada população….o equilíbrio de Hardy-Weinberg.

População frequências gênicas frequências genotípicas
Z A [p = 0,20] a [q = 0,80] AA 0,20 x 0,20 = 0,04 p2 Aa 2 x (0,20 x 0,80) = 0,32 2pq aa 0,80 x 0,80 = 0,64 q2
LEIA TAMBÉM:   Quantas especies de aves tem no Cerrado?

O que é um mecanismo evolutivo?

Os mecanismos evolutivos são, portanto, as forças que alteram a composição genética de um grupo de organismos. Há casos em que uma mutação (ou mesmo um acúmulo delas) não causa mudança nenhuma no fenótipo do organismo, mas há outros em que pode ser letal ou pode trazer um grande benefício para o indivíduo.

Quais os fatores que alteram as frequências gênicas em uma população?

Os fatores que influenciam a diversidade genética dentro de um conjunto de genes incluem o tamanho da população, mutação, deriva genética, a seleção natural, a diversidade ambiental, a migração e os padrões de acasalamento não-aleatórios.

Quais são os fatores que podem levar à alteração nas frequências gênicas e genotípicas em uma população explique como dois desses fatores atuam alterando as frequências?

Fatores que Podem Alterar as Frequências Gênicas e Genotípicas de uma População. – Mutação: mudanças na seqüência dos nucleotídeos do material genético de um organismo. É o fenômeno que origina novos alelos na população. – Migração: a incorporação de alelos de uma população em outra é denominada migração.