Quais os locais que o mosquito da dengue se reproduz?

Quais os locais que o mosquito da dengue se reproduz?

O Aedes aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouro naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.

Como podemos eliminar os focos do mosquito?

1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água. 2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada. 3 – Não jogue lixo em terrenos baldios. 4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo.

Como o mosquito se prolifera?

A fêmea do Aedes aegypti deposita os ovos nos criadouros, de quatro a seis vezes durante a vida. Ela pode colocar mais de 100 ovos de cada vez. Seu ciclo apresenta quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. O ovo em contato com a água eclode e libera a larva que se transforma em pupa (fases aquáticas).

LEIA TAMBÉM:   Como saber meu tipo de contorno?

Onde pode ser encontrado o mosquito da dengue?

Pneus e caixas d’água são alguns dos criadouros de mosquitos da dengue. Os criadouros típicos do Aedes aegypti são locais com água limpa e parada, onde a fêmea do mosquito irá depositar seus ovos. São áreas domiciliares e que ficam em uma distância de até 50 metros da casa, já que o mosquito é urbano e domiciliado.

O que o mosquito da dengue precisa para se reproduzir?

A reprodução do mosquito da dengue ocorre através da cópula entre o macho e a fêmea. O acasalamento pode acontecer durante o voo ou numa superfície plana. A seguir, para o amadurecimento de seus ovos a fêmea precisa de sangue humano ou animal que irão fornecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos ovos.

Como eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti?

Combate ao mosquito

  1. Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
  2. Deixar as lixeiras bem tampadas.
  3. Colocar areia nos pratos de plantas.
  4. Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
  5. Limpar as calhas.
  6. Cobrir piscinas.
  7. Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
  8. Limpar a bandeja externa da geladeira.
LEIA TAMBÉM:   Quais sao as principais propriedades das enzimas?

Como acabar com a arbovirose?

Não existem tratamentos específicos contra os vírus das arboviroses, principalmente quando falamos em dengue, Zika vírus e febre chikungunya. Isso porque todos eles costumam ter uma vida curta no organismo, causando infecções agudas. No máximo o médico pode indicar medicamentos para tratar os sintomas.

Porque somente a fêmea do mosquito Aedes aegypti transmite a doença?

Por que só a fêmea pica? A fêmea precisa de sangue para a produção de ovos. Tanto o macho quanto a fêmea se alimentam de substâncias que contêm açúcar (néctar, seiva, entre outros), mas como o macho não produz ovos, não necessita de sangue.