Quais os impostos que um condominio paga?

Quais os impostos que um condomínio paga?

Apesar de os condomínios possuírem CNPJ, eles não precisam pagar esse tipo de tributo, dessa forma podemos dizer que condomínios são imunes ou isentos do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). Segundo a legislação, os condomínios não são considerados pessoas jurídicas.

Quais os encargos sobre a folha de um condomínio?

Sobre a folha de pagamento de empregados há incidência de encargos previdenciários, FGTS e PIS. Os valores dos benefícios previstos na convenção coletiva de trabalho devem ser consultados no documento aplicável à cidade do condomínio. O FGTS equivale a 8\% da remuneração do empregado e o PIS a 1\% da folha de salários.

Como Fazer Declaração de imposto de renda de condomínio?

1. O condomínio precisa declarar IR? Não. Basicamente, por não ter personalidade jurídica, nem visar lucro, condomínios não pagam e nem declaram imposto de renda do empreendimento em si.

LEIA TAMBÉM:   Como e a vida de quem faz Medicina?

Quais as obrigações legais do condomínio?

Os Condomínios deverão entregar: DIRF: É uma declaração anual, entregue a Receita Federal, onde é informado as retenções de impostos do ano anterior, mesmo que seja apenas um mês, sobre o imposto de renda retido de funcionários e impostos retidos sobre as notas fiscais de prestação de serviço.

O que são encargos condominiais?

Todos os gastos do empreendimento para manter seu pleno funcionamento podem ser considerados encargos condominiais: recolhimentos de impostos, salários e encargos dos funcionários, remuneração do síndico, consumo de água, energia (e gás, quando não individualizado), despesas com manutenção (piscina, elevadores.

Como calcular o INSS de um condomínio?

INSS do Síndico O condomínio deve recolher 20\% sobre o valor da taxa de que o síndico é isento ou do valor que recebe, sem limitação. Também deve-se reter 11\% do recebido pelo síndico, ainda que em forma de isenção da taxa condominial.

Como declarar rendimentos de síndico?

Quanto ao síndico profissional, assim como qualquer empregado, o gestor está obrigado a declarar seu salário à Receita Federal, devendo incluir o benefício na declaração de Imposto de Renda como “outras receitas”. Caso a receita ultrapasse R$ 6 mil anuais, no entanto, deverá ser declarada via DIRF.

LEIA TAMBÉM:   O que significa Nomadland?

Como o síndico deve declarar imposto de renda?

Os síndicos e administradoras deverão informar mensalmente aos condôminos sobre os ganhos com o aluguel das áreas comuns, como o salão de festas, as antenas de celulares, os painéis publicitários. Os condôminos deverão somar o proveito com a locação com os outros rendimentos que tiverem para declarar o imposto.

Porque condomínio não tem inscrição estadual?

Ainda que não tenha personalidade jurídica, o condomínio edilício está sujeito a incidência, apuração ou recolhimento de tributos. Por isso, deve se cadastrar no CNPJ. Apesar de ter CNPJ, o condomínio não possui inscrição estadual ou municipal, porque não possui fins lucrativos.