Quais os grupos de ecossistemas aquaticos?

Quais os grupos de ecossistemas aquáticos?

Os ecossistemas aquáticos estão divididos em pântanos, lagos, lagoas, mangues, estuários, rios, córregos, mares, geleiras, lençóis freáticos, restingas, entre outros. Cada um com suas particularidades. Destaque para alguns.

O que encontramos no ambiente aquático?

Ecossistemas aquáticos abrangem os ecossistemas de água doce: rios, lagos, lagoas e geleiras, assim como os recursos hídricos subterrâneos que são certos os lençóis freáticos e reservatórios subterrâneos; e também os ecossistemas marítimos e costeiros, como manguezais e restingas, nas áreas costeiras de mares e oceanos …

Qual o tipo de ecossistema aquático temos aqui no nosso litoral?

Ecossistema marinho Zona litoral: região entre os limites das marés, ficando exposta periodicamente. Zona nerítica: região do mar sobre a plataforma continental que se estende até 200 m de profundidade, sendo iluminada pela luz solar.

Quais são os seres produtores que são encontrados em ambientes aquáticos?

Nos ecossistemas aquáticos, os principais produtores são as algas microscópicas, que formam o fitoplâncton e servem de alimento para o zooplâncton, que são os consumidores primários representados pelos protozoários, pequenos invertebrados, dentre outros.

LEIA TAMBÉM:   Quantos soldados morreram na Guerra do Golfo?

Qual é o ecossistema marinho?

Os ecossistemas marinhos surgiram e representam uma dessas ramificações, aonde se encaixam planícies abissais, regiões polares, mares profundos, fontes hidrotermais, manguezais, mares abertos, costões rochosos, oceanos, restingas, praias arenosas, e todo organismo que viva nesses ambientes.

O que significa fauna aquática?

Trata-se de um conjunto de bacias e regiões hidrográficas com características de ecossistemas bastante diferenciados, o que propicia o desenvolvimento de múltiplas espécies vivas da flora e da fauna aquática. Esse conjunto de ecossistemas aquáticos comporta parte da rica biodiversidade brasileira.