Quais os fatores geneticos a serem avaliados em um animal produtor de leite?

Quais os fatores genéticos a serem avaliados em um animal produtor de leite?

As percentagens de gordura e proteína do leite apresentam herdabilidade mais elevada, entretanto, existe correlação genética negativa entre a produção de leite e os teores de gordura e proteína.

Qual a taxa de reposição anual do rebanho recomendada para gado de leite de raças mestiças?

25\%
Assim, deve-se descartar cerca de 20 a 25\% das vacas ao ano, o que representa a taxa de reposição do rebanho.

Qual a diferença entre um animal leiteiro de alto médio e baixo potencial genético produção?

LEIA TAMBÉM:   Qual a diferenca entre sociedade limitada e sociedade unipessoal limitada?

Alto, que propiciam produções variando de 6.000 kg/lactação a 7.000 kg/lactação. Médio, com produções variando de 3.500 kg/lactação a 4.500 kg/lactação. Baixo, com produções abaixo de 3.000 kg/lactação.

É aconselhável manter o bezerro junto à mãe durante a ordenha por quê?

Sabemos que o bezerro junto com a mãe, mama entre 12 a 15 vezes ao dia. Estas mamadas permitem que o colostro passe muitas vezes pelo aparelho digestivo aumentando a superfície de contato do colostro com a parede intestinal favorecendo assim a absorção de imunoglobulinas (anticorpos).

Quais os objetivos do melhoramento genético na bovinocultura de leite?

O melhoramento genético para bovino de leite é uma triagem intensiva dos melhores animais de um rebanho, para que eles se perpetuem e aprimorem a raça ao longo do tempo.

Quais características devem ser selecionadas em bovinos de leite?

Em um rebanho leiteiro, as características produtivas normalmente selecionadas são as produções de leite, de gordura e de proteína, e a porcentagem de gordura e de proteína no leite. A produção de leite é a principal delas, sendo geralmente a primeira a ser considerada nos objetivos de um programa de seleção.

O que uma forrageira precisa fornecer para ser considerada boa para o gado de leite?

Aveia e/ou azevém A aveia amarela e a preta (Avena byzantina e A. strigosa) e o azevém (Lolium multiflorum) são considerados forrageiras de alta qualidade para uso no período seco e recomendadas para alimentação de vacas em lactação com maior potencial produtivo (acima de 10 kg de leite por dia).

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo leva para uma empresa se estabilizar no mercado?

Quais são os índices zootécnicos?

Esses índices são: taxa de prenhez; taxa de natalidade; período de serviço; intervalo entre partos; idade de entouramento das fêmeas; idade ao primeiro parto; taxa de desmama; mortalidade média (1 – 2 anos, 2 – 3 anos, 3 – 4 anos, vacas); idade de venda dos machos (bois gordos); relação touro: vaca (cobertura a campo); …

Quanto tempo uma vaca demora a voltar ao cio depois do parto o que determina ou explica por que algumas vacas voltam ao cio mais cedo e outras demoram mais tempo?

Isso significa que algumas vacas vão dar cio tão cedo quanto aos 20 dias pós-parto e que outras vão demorar 90 dias ou mais para voltar ao cio. A diferença nesse tempo depende da condição corporal da vaca ao parto, isto é, do quanto ela estava magra ou gorda e do quanto a vaca emagreceu no início da lactação.

Como é a forma mais precisa para comparar se por produção de leite as vacas mais produtivas de um rebanho?

Cerca de 25\% da produtividade do gado leiteiro é determinado pelo patrimônio genético e 75\% por fatores ambientais….Como calcular a eficiência leiteira do gado?

  • alta — produção acima de 4200 kg/lactação;
  • média — produção entre 2800 e 4200 kg/lactação;
  • baixa — produção abaixo de 2800 kg/lactação.

Quais são os cuidados que deve se ter antes do parto com a vaca?

Aproximadamente um mês antes da data prevista para o parto, a vaca gestante deve ser levada para um piquete maternidade, localizado próximo às instalações, permitindo assim, monitoramento dos partos. Este piquete deve ter boas condições de higiene, ou seja, seco, com boa drenagem e com boa cobertura vegetal.

LEIA TAMBÉM:   Como faco para regularizar a situacao da empregada domestica?

Quais os cuidados básicos realizados com o bezerro leiteiro logo após o nascimento?

Bezerros recém-nascidos: 7 cuidados essenciais para diminuir a taxa de mortalidade

  1. Cuidados com o parto.
  2. Ingestão do colostro nas primeiras horas de vida.
  3. A importância da cura do umbigo em bezerros recém-nascidos.
  4. Vermifugação e vacinação.
  5. Atenção com a limpeza.
  6. Alimentação balanceada.

É recomendado que uma novilha da raça Jersey seja inseminada pela primeira vez quanto tiver cerca de?

Já no caso da raça Jersey, como quase não há dificuldades no parto, é possível inseminar as novilhas a partir de 11 a 12 meses de idade.

Quantos dias após o parto a vaca entra em cio?

O trato reprodutivo leva aproximadamente 30 dias para voltar ao estado pré-gestacional após o parto; esse processo é chamado de involução uterina. Portanto, na maioria das vacas a inseminação pode ser iniciada de 40 a 60 dias pós-parto.

Quanto tempo a vaca demora para entrar no cio após o parto?

Com ela podemos emprenhar uma vaca com cerca de 35 dias após o parto. Sem ela, as vacas, retornariam em cio somente 60 a 70 dias após o parto, isso se estiverem com bom escore corporal.

Como avaliar o valor genético de um toró para produção de leite?

O teste de progênie mede o desempenho de um touro, baseado na performance média de suas progênies em diferentes rebanhos, comparativamente aos de outros reprodutores em prova. A distribuição das progênies em diferentes rebanhos determina o nível de confiabilidade do valor genético do touro.

Qual a faixa de ganho de peso recomendada para novilhas?

O monitoramento do desenvolvimento das novilhas é feito por meio do observando-se o ganho de peso mensalmente. Dos 80-90 kg de peso vivo até a puberdade elas não devem ganhar mais do que 900 g por dia. Após a puberdade, ganhos superiores a este são admitidos, mas deve-se evitar que as novilhas fiquem obesas.

Qual a idade e o peso para iniciar a vida reprodutiva em uma novilha da raça holandesa?

De forma otimista, uma novilha Holandesa deverá alcançar a puberdade entre os 9 e 10 meses de idade, quando estiver com peso vivo entre 250 e 280 kg, sendo sua primeira inseminação realizada aos 14 e 15 meses de idade (Tabela 1) para parir aos 23 ou 24 meses com peso adequado.