Quais os efeitos positivos e negativos da radioterapia?

Quais os efeitos positivos e negativos da radioterapia?

Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.

Para que serve o tratamento de radioterapia?

A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes e serve para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem.

Qual a importância da braquiterapia?

A braquiterapia é utilizada normalmente como tratamento eficaz contra o cancro (câncer) do colo do útero, da próstata, da mama e da pele, podendo também ser utilizada no tratamento de tumores em diversas outras áreas do corpo.

Quais as desvantagens da radioterapia?

LEIA TAMBÉM:   Quais os pontos que devem ser verificados constantemente na qualidade da agua para a criacao de peixes?

Apesar de técnicas modernas terem reduzido as desvantagens, a radioterapia também apresenta possíveis efeitos negativos como:

  • Ardência para urinar;
  • Complicações retais tardias;
  • Sangramento nas fezes;
  • Tempo relativamente longo do curso da radioterapia externa convencional, em torno de 36 a 40 dias úteis.

Quais são os efeitos da radioterapia?

Os efeitos colaterais da radioterapia na região do cérebro podem incluir: problemas de pele, perda de cabelo, inchaço do cérebro (aumento da pressão intracraniana), convulsão, dor de ouvido, perda de audição, dor de cabeça, náuseas e vômitos, perda de apetite, problemas cognitivos (como de memória e fala), fadiga.

Como é o procedimento da braquiterapia?

Braquiterapia (Radioterapia interna) A braquiterapia é um tipo de radioterapia interna na qual um material radioativo é inserido dentro ou próximo ao órgão a ser tratado. Para isso são utilizados fontes radioativas específicas, pequenas e de diferentes formas por meio de guias denominadas cateteres ou sondas.

Quais são os riscos da radioterapia?

Dentre os riscos da radioterapia, está a possibilidade de não haver a eliminação de todas as células tumorais, levando à recidiva da doença. O mesmo pode acontecer em outros tratamentos, como a cirurgia e a quimioterapia.

LEIA TAMBÉM:   Quais partes do corpo se beneficiam mais com as atividades fisicas?

Como funciona o tratamento paliativo?

O tratamento paliativo alivia sintomas que causam sofrimento ao paciente, integra os aspectos psicológicos e espirituais do tratamento e oferece um sistema de apoio para ajudá-lo a viver tão ativamente quanto possível até sua morte. Ele também dá apoio à família, para que aprenda a lidar com a doença e, finalmente, com a perda de um ente querido.

Qual o tratamento paliativo para pacientes com câncer?

Com o tratamento paliativo, essa avaliação agressiva do sintoma e o tratamento para esses pacientes com câncer em estágio avançado conseguiram uma sobrevivência mais longa do que com o método tradicional. O tratamento paliativo aborda outras questões além das que são especificamente médicas ou clínicas?

Como são oferecidos os cuidados paliativos no Brasil?

No Brasil, os cuidados paliativos já são oferecidos por muitos hospitais, principalmente nos que têm serviços de oncologia, entretanto, este tipo de cuidados deve, idealmente, estar disponíveis em hospitais gerais, consultas ambulatoriais e, até, em casa.

Quem é a equipe de tratamento paliativo nos Estados Unidos?

LEIA TAMBÉM:   Como sair do CRA?

Que profissionais fazem parte da equipe de tratamento paliativo? A equipe é formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos e um capelão, todos focados no paciente em sua família, de uma maneira coordenada. Qual o nível de conscientização ou de importância que se dá ao tratamento paliativo nos Estados Unidos?