Quais os efeitos do DDT no organismo humano?

Quais os efeitos do DDT no organismo humano?

Os efeitos do DDT no organismo ocorrem depois de atuarem sobre o equilíbrio de sódio/potássio nas membranas dos axônios, provocando impulsos nervosos constantes, que levam à contração muscular, convulsões, paralisia e morte.

Como funciona o DDT como inseticida?

Altamente tóxico, o inseticida DDT é sintetizado pela reação entre o cloral e o cloro benzeno. Já o ácido sulfúrico funciona como catalisador. Aqui no Brasil, o inseticida foi retirado de circulação em duas etapas.

O que causa o DDT?

​Inicialmente o DDT afeta o sistema respiratório e a pele, mas em altas doses pode afetar o nervoso periférico e causar intoxicação no fígado e nos rins.

O que acontece se bebermos água contaminada com DDT?

O DDT também se infiltra na água, contaminando os mananciais. Absorvido pela pele ou nos alimentos, o acúmulo de DDT no organismo humano está relacionado com doenças do fígado, como a cirrose e o câncer.

LEIA TAMBÉM:   O que perguntar para referencia de baba?

Por que o uso de DDT foi banido como pesticida?

O uso do DDT foi proibido por volta dos anos 70, em virtude de seu efeito acumulativo no organismo, dentre os malefícios causados por ele está o enfraquecimento das cascas de ovos das aves, envenenamento de alimentos como carnes e peixes.

Por que o uso do DDT foi suspenso na maioria dos países *?

Como exemplo de POP, podemos citar o DDT (diclorodifeniltricloroetano), um famoso pesticida usado principalmente na Segunda Guerra Mundial. Em virtude dos danos que pode ocasionar ao meio ambiente e à saúde humana, seu uso foi suspenso na maioria dos países ainda na década de 70.

Por que o DDT foi proibido no Brasil?

Esta utilização trouxe riscos ainda maiores, uma vez que a substância tóxica pode se infiltrar no solo contaminando os lençóis freáticos e mananciais. Por este motivo é que o uso do DDT foi proibido nos anos 70, em virtude de seu efeito acumulativo no organismo.