Quais os efeitos colaterais da Clonidina?

Quais os efeitos colaterais da Clonidina?

Os efeitos colaterais mais comumente descritos no teste de clonidina são sonolência (35\%), tontura (35\%) e hipotensão arterial (5\%) (1,8). Na posição supina, quando o tônus simpático para a vasculatura é baixo, o efeito maior da clonidina é diminuir tanto a freqüência cardíaca quanto o volume sistólico.

Para que é indicado o Clonidina?

A clonidina está indicada para o tratamento da hipertensão, isoladamente ou em combinação com outros medicamentos.

Como a Clonidina age?

O cloridrato de clonidina atua essencialmente sobre o sistema nervoso central, reduzindo o fluxo adrenérgico simpático e diminuindo a resistência vascular periférica, resistência vascular renal, frequência cardíaca e pressão arterial.

Qual a dosagem de clonidina?

hipertensão: iniciar com 0,1 mg, 2 vezes por dia; se necessário, aumentar a dose em 0,1 mg por dia, com intervalos de 7 dias. Manutenção: 0,2 a 0,6 mg por dia, em doses divididas (a última dose deve ser administrada antes de dormir). Limite de dose para adultos: 2,4 mg por dia.

LEIA TAMBÉM:   Porque relacões humanas e considerada ciencia social?

Quais os efeitos colaterais da Hidralazina?

Alguns dos efeitos indesejáveis, tais como taquicardia, palpitação, sintomas de angina, flushing (rubor), cefaleia, vertigens, congestão nasal e distúrbios gastrintestinais, são comumente observados no início do tratamento, especialmente se a posologia for aumentada rapidamente.

Como a clonidina reduz a pressão arterial?

por estímulo alfa 2-adrenérgico central diminui os impulsos simpáticos que vão aos vasos periféricos, aos rins e ao coração; diminui assim a resistência periférica, a resistência vascular renal, a pressão arterial sistólica e diastólica e a frequência cardíaca.

Qual o mecanismo de ação da clonidina e alfa Metildopa?

Atua estimulando certos receptores cerebrais (do tipo alfa-2 adrenérgico) que por sua vez relaxam os vasos sanguíneos de outras partes do corpo, promovendo a vasodilatação. Tem especificidade pelos receptores pré-sinápticos α2 no sistema vasomotor do SNC.

Qual é a contra indicação de losartana?

Losartana Potássica é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos componentes do produto. O uso concomitante de Losartana Potássica com produtos contendo alisquireno é contraindicado em pacientes com diabetes mellitus e insuficiência renal (TGF < 60 mL/min/1,73m2).

LEIA TAMBÉM:   O que fazer quando o cabelo tem duas texturas?

Como é feito o exame de clonidina?

Teste do estímulo do GH (com Clonidina, Insulina, GHRH ou Arginina): é feito com o uso de medicamentos que podem estimular a secreção do GH, em caso de suspeitas da falta deste hormônio. Em seguida são feitas análises da concentração de GH no sangue após 30, 60, 90 e 120 minutos do uso do medicamento.

Qual a classe farmacológica da clonidina?

A clonidina é um agonista adrenérgico de ação direta do receptor adrenérgico α2, prescrito historicamente como agente anti-hipertensivo.