Quais os dois mais importantes anexos que integram a LDO?

Quais os dois mais importantes anexos que integram a LDO?

A LDO passa a ser integrada por dois anexos: o Anexo de Metas Fiscais e o Anexo de Riscos Fiscais. O Anexo de Metas Fiscais apresenta metas para cinco variáveis: receita, despesa, resultado primário, resultado nominal e dívida – para o exercício a que se refere e os dois seguintes.

Qual dos seguintes itens deve estar contido na LDO?

Na LDO Municipal devem conter, entre outros tópicos, a previsão de despesas referentes ao plano de carreiras, cargos e salários dos servidores, o controle de custos e avaliação dos resultados dos programas desenvolvidos e as condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.

Qual a importância do planejamento da receita pública na LOA para as ações governamentais?

Esse planejamento é essencial para oferecer serviços públicos adequados, além de especificar gastos e investimentos que foram priorizados pelos poderes. Essa ferramenta estima tanto as receitas que o Governo espera arrecadar quanto fixa as despesas a serem efetuadas com o dinheiro.

LEIA TAMBÉM:   Qual a importancia do sistema de informacao para o administrador?

Quais anexos da LDO?

Anexos

  • Anexo I – Quadros Orçamentários.
  • Anexo II – Informações Complementares.
  • Anexo III – Despesas Obrigatórias.
  • Anexo IV – Metas Fiscais.
  • Anexo V – Riscos Fiscais.
  • Anexo VI – Objetivos das Políticas Monetária, Creditícia e Cambial.
  • Anexo VII – Bens Imóveis do Incra disponíveis para Alienação.

Quais instrumentos legais embasam a elaboração e o controle do orçamento?

O modelo orçamentário brasileiro é definido na Constituição Federal de 1988 do Brasil. Compõe-se de três instrumentos: o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual – LOA.

Como é elaborada a LDO?

Elaborada pelo Poder Executivo, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) reúne metas e prioridades fiscais de um governo, pontos que são essenciais para o orçamento anual do município. Os trabalhos legislativos do primeiro semestre não podem ser encerrados sem que a LDO seja aprovada.

Em que o orçamento pode contribuir para administração pública?

Resumo: O orçamento público pode efetivamente garantir o planejamento estratégico, a programação de ações e a definição de metas de governança capazes de gerar o bem estar para a população com uma cidade de desenvolvimento controlado e crescimento ordenado.