Quais os direitos da guarda unilateral?

Quais os direitos da guarda unilateral?

A guarda unilateral a um dos pais deve corresponder ao direito de visitas do outro genitor. Em regra, quem fica sem a guarda, tem o direito de visitar os filhos em finais de semanas intercalados, de quinze em quinze dias, em férias e dias festivos alternados e um pernoite na semana.

O que devo fazer para ter a guarda unilateral?

Para solicitar a guarda unilateral, o pretendente deverá propor uma ação judicial com o pedido. A ação deverá ser proposta na cidade onde a criança vive. No entanto, caberá ao juiz a decisão através da interpretação dos fatos. Vale lembrar que a guarda unilateral não isenta os direitos e deveres que o pai ou mãe tem.

O que fazer para pedir a custódia do meu filho?

Onde pedir a guarda do meu filho? O pedido é feito ao juiz, através de um advogado. O primeiro passo é definir quem será o advogado responsável pelo seu caso. Depois de escolhido o advogado, ele tomará as medidas necessárias para entrar com o pedido de guarda através de uma ação judicial.

LEIA TAMBÉM:   Quando realizar o lucro de uma acao?

Como funciona as visitas na guarda unilateral?

Guarda unilateral – É o tipo de guarda atribuída a apenas um dos genitores, sendo que a outra parte mantém o direito de visitas e o de acompanhar e supervisionar as decisões quanto à criação do filho. Neste caso, mantém-se a necessidade de fixação de pensão alimentícia a ser paga pelo genitor que não mora com o filho.

Quando aplicar a guarda unilateral?

O que é guarda unilateral?

  1. No caso de um de vocês não querer a guarda;
  2. Quando um de vocês não possui condições de ter a guarda dos filhos, como em casos de dependência química, por exemplo;
  3. Quando há maus tratos, abandono ou falta de condições mínimas para garantir os cuidados das crianças.

Quando o pai tem direito a guarda unilateral?

Na Guarda Unilateral, a criança ou adolescente de até 17 anos estará sob a autoridade de apenas um dos genitores, do pai ou da mãe. Para manter a convivência, que é um direito fundamental da criança, o genitor que não detenha a guarda terá a seu favor a regulamentação de visitas para manter o convívio com o filho.

LEIA TAMBÉM:   Onde recarregar cartao GVBus?

Qual a vantagem da guarda unilateral?

E mesmo a guarda unilateral não sendo mais a opção atualmente adequada, é possível identificar que também possui vantagens como, a pretensão de que os filhos não passariam por constrangimentos sociais, principalmente no ambiente escolar, após a separação dos genitores, pois cessariam os constantes conflitos entre os …

Quem tem mais direito de ficar com o filho?

De acordo com nossa legislação, as crianças devem ficar com quem tiver melhores condições de criá-las. E o fato de que, geralmente, elas fiquem com a mãe, não significa que o juiz não possa deixá-las sob os cuidados do pai, se entender que essa opção é a que melhor atende aos interesses dos pequenos.

O que uma madrasta não pode fazer?

Dessa forma, veja alguns limites que não devem ser ultrapassados quando você se torna um padrasto ou uma madrasta:

  • Tentar tomar o lugar do pai ou da mãe.
  • Castigar as criança fisicamente.
  • Assumir uma posição de autoridade.
  • Envolver-se em discussões entre seu parceiro com o(a) ex.