Quais os cuidados principais com relacao ao virus da AIE?

Quais os cuidados principais com relação ao vírus da AIE?

As agulhas e seringas utilizadas deverão ser descartáveis. A comprovação de qualquer eqüídeo positivo para AIE deverá ser comunicada à agência. TRATAMENTO: Não há tratamento efetivo ou vacina para a doença. O animal infectado torna-se portador permanente da doença, sendo fonte de infecção.

Quais são os testes diagnóstico de doenças obrigatórias para a entrada e permanência de equinos em eventos agropecuários?

Os testes laboratoriais aprovados para diagnóstico da infecção pelo vírus da AIE são a IDGA ou teste de Coggins e o Elisa competitivo. A validade do resultado negativo para o exame laboratorial da AIE é de 180 dias para propriedade controlada e de 60 dias para os demais casos.

LEIA TAMBÉM:   O que e via transferencia bancaria?

O que é AIE e mormo?

Mormo e Anemia Infecciosa Equina (AIE) são doenças que acometem os equídeos (cavalos, jumentos e os muares ou burros). Essas enfermidades estão incluídas no Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE), estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Como o cavalo pega anemia infecciosa?

A anemia infecciosa equina é causada por um vírus semelhante ao da AIDS, mas com uma diferença: sua principal via de transmissão não é a sexual. Entre os equídeos, o vírus se propaga pelo contato com o sangue contaminado. A AIE não infecta humanos, mas causa sérias complicações aos animais.

Quais as exigências sanitárias para emissão da GTA de um equídeo com destino a um rodeio?

GTA E EXAMES NECESSÁRIOS Uma condição para emissão da GTA é o exame negativo de anemia Infecciosa Equina (AIE), exceto para animais menores de seis meses acompanhados da mãe com exame negativo, tendo validade de 60 dias.

Qual exame para Mormo?

​O exame de eleição para a triagem populacional é o Teste de Fixação de Complemento que detecta anticorpos contra o agente no soro sanguíneo do animal. Este teste somente é realizado por laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a realização deste ensaio.

Quais as diretrizes quanto ao diagnóstico e condutas possíveis diante da confirmação de casos de AIE?

O diagnóstico de certeza da AIE deve ser feito usando testes sorológicos. Os testes laboratoriais aprovados para diagnóstico da infecção pelo vírus da AIE são a IDGA ou teste de Coggins e o Elisa competitivo.

Quais são as responsabilidades do médico veterinário habilitado para diagnóstico de Mormo?

7º – O médico veterinário habilitado não poderá coletar novamente, amostra de animal com resultado positivo para exame laboratorial de Mormo, devendo certificar-se, quando da colheita na mesma propriedade em datas distintas, de não estar coletando amostra de um animal recentemente diagnosticado como positivo para exame …

Como fazer exame de AIE e Mormo?

Para a realização dos exames, o criador deve contar com a consultoria de um médico veterinário inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária de sua respectiva Unidade Federativa para AIE e, no caso de Mormo, o médico veterinário também deve ser habilitado no órgão de defesa sanitária de sua região.

LEIA TAMBÉM:   Como fazer fogos de artificio na vida real?

O que é exame de Mormo?

Como detectar anemia infecciosa equina?

A anemia infecciosa equina é geralmente confirmada por sorologia. Uma vez que um animal é infectado, ele se torna um portador para toda a vida. Os dois testes sorológicos mais comuns de serem usados são o teste da imunodifusão em ágar gel (IDGA ou Coggins) e ensaios imunoenzimáticos (ELISAs).