Quais os criterios para a classificacao de custos?

Quais os critérios para a classificação de custos?

Simplificadamente, os custos e despesas podem ser classificados de duas formas: Quanto ao objeto de custo: custo direto e indireto; Quanto ao volume de produção ou venda: custos fixos e variáveis. Chamamos de comportamento de custo à evolução dos custos fixos e variáveis em relação ao volume de atividades.

Como se classificam os custos em relação aos níveis de produção?

Quanto ao volume de produção os custos são classificados em fixos e variáveis. Esta classificação é muito utilizada para o cálculo do sistema de custos variável. Despesas ou Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção.

Qual a classificação dos custos?

Classificação dos Custos. • Custos unitários. • Custos Variáveis. • Custos indiretos. • Custos pré-determinados. De conformidade com a unidade de medida, os custos se classificam em: custo unitário e custo total. É a medida única na apuração do custo, pois, é a partir dela que se sabe quanto custará a transformação unitária de um produto.

LEIA TAMBÉM:   Como declarar Imposto de Renda de sociedade?

Qual é a variabilidade de um custo?

São classificados como variáveis os custos e despesas cujo valor varia em função do volume de atividades (produção, ventas etc.) da empresa. A variabilidade de um custo apresenta uma relação com um denominador específico.

Qual a relação entre os custos fixos e os custos variáveis?

• Os custos fixos têm relação direta com os custos indiretos de fabricação, por não guardarem proporção com as quantidades dos produtos fabricados. • Toda empresa tem custos fixos e custos variáveis.

Qual o custo variável e o custo direto?

Portanto, é conveniente ressaltar a diferença entre o custo variável e o custo direto. O custo somente é variável quando ele acompanhar proporcionalmente a variação da atividade na qual ele é relacionado.