Índice
Quais os aspectos fundamentais da TQM?
Os processos fundamentais são considerados os aspectos visíveis do TQM e compõem-se de: direção por políticas, que preconiza o desdobramento dos objetivos estratégicos, por toda a organização, visando a articulação e o sincronismo de todas as ações da empresa para um determinado período de tempo; a melhoria do trabalho …
O que significa qualidade total e quais as suas dimensões?
Conceitos sobre Qualidade Total Já o termo qualidade total tem inserido em seu conceito seis atributos ou dimensões básicas que lhe conferem características de totalidade. Essas seis dimensões são: qualidade intrínseca; custo, atendimento, moral, segurança e ética.
Por que a TQM serve para uma empresa?
A TQM serve ainda para que seja implementada em uma empresa a política de gestão voltada para a “qualidade total”, a qual deve ser reavaliada periodicamente para surtir os efeitos desejados.
Qual a origem da sigla TQM?
A sigla TQM tem origem do termo em inglês Total Quality Management. No Brasil, o método é chamado de Gestão da Qualidade Total. Ele diz respeito a uma estratégia usada pelo setor de administração para que todos tenham consciência da importância de agregar qualidade aos processos organizacionais.
Qual é o foco do TQM?
Uma parte fundamental do TQM é o foco no processo, o qual consiste em uma série de etapas que recebem insumos dos fornecedores (internos ou externos) e os transformam em saídas que são entregues aos clientes (novamente, seja interno ou externo).
Qual a diferença entre a ISO 9000 e a TQM?
Uma organização que aplica a ISO 9000 em procedimentos básicos pode na próxima fase implantar a iniciativa TQM.Existem diferenças e semelhanças entre TQM e a ISO 9000: A ISO 9000 é focada na consistência da produção de produtos/serviços por meio de um sistema que pode ser auditado e certificado.