Quais os agentes exteriores que podem danificar os documentos?

Quais os agentes exteriores que podem danificar os documentos?

São os agentes físicos e biológicos, tais como: radiação ultravioleta, temperatura e umidade relativa, poluição, microorganismos, insetos, roedores, o homem, etc. Toda fonte de luz, seja ela natural ou artificial, emite radiação nociva, do tipo infravermelho e ultravioleta, ambos causadores de danos ao papel.

O que são agentes biológicos como eles prejudicam a conservação dos documentos?

Os agentes biológicos: Os insetos – o ataque de insetos tem provocado graves danos a arquivos e bibliotecas, destruindo coleções e documentos preciosos. Os principais insetos são as brocas e carunchos, as traças, os cupins e a barata. Eles produzem desgastes nos documentos para formar seus ninhos de reprodução.

LEIA TAMBÉM:   Como saber o numero de habitantes de um bairro?

O que são agentes de deterioração?

Forças físicas directas (choques, vibrações, abrasões e gravidade); roubo, desvios e vandalismo; fogo; água; pragas; contaminantes; radiações; temperatura incorrecta; humidade relativa incorrecta.

O que é preservação dos documentos?

O conceito de preservação envolve as atividades de conservação, armazenamento e restauração dos documentos. Preservação deve ser entendida como um conceito amplo, que abrange todas as medidas necessárias para a salvaguarda da integridade dos documentos arquivísticos pelo tempo que for necessário.

O que pode estragar um documento?

A umidade e o acúmulo de poeira danificam o papel, portanto, a dica é manter o ambiente sempre ventilado. Realize a limpeza das cortinas, tapetes e carpetes do escritório ao menos uma vez por semana utilizando um aspirador de pó. Posicione as estantes afastadas das paredes.

São agentes biológicos de deterioração?

Agentes biológicos Os agentes biológicos de deterioração de acervos são, entre outros, os insetos (baratas, brocas, cupins), os roedores e os fungos, cuja presença depende quase que exclusivamente das condições ambientais reinantes nas dependências onde se encontram os docu- mentos.

LEIA TAMBÉM:   O que significa quando a noiva joga o buque?

Quais são os tipos comuns de deterioração com suporte em papel?

Os fatores que contribuem para a deterioração de documentos em papel são:

  • Umidade e temperatura;
  • Radiações luminosas;
  • Poeira e poluição atmosférica;
  • Ataques biológicos (insetos e microrganismos);
  • Catástrofes (enchentes, incêndios);
  • Manuseio e acondicionamento inadequados;

O que é necessário para preservação do documento?

O local de guarda dos documentos deve ser muito limpo….Noções de Preservação

  1. umidade e temperatura;
  2. radiações luminosas;
  3. poeira e poluição atmosférica;
  4. ataques biológicos (insetos e microorganismos);
  5. catástrofes (enchentes, incêndios);
  6. manuseio e acondicionamento inadequados.

Como deve ser feita a conservação de documentos?

Além da questão da segurança, os resíduos químicos da fumaça causam danos aos documentos. A área de guarda de documentos deve ser mantida com índices de 20ºC de temperatura e 50\% de Umidade Relativa do Ar. Altos índices de temperatura e umidade são extremamente prejudiciais aos documentos.

Quais são as fases de conservação preventiva de documentos em arquivos?

Técnicas de conservação: Desinfestação, higienização ou Limpeza, alisamento e restauração (ou reparo); Desinfecção: É o conjunto de técnicas responsáveis por eliminar micro-organismos, como fungos e bactérias, de documentos e de espaços de guarda. Desinfestação: Combater insetos.

LEIA TAMBÉM:   Sera que um herdeiro deve declarar o imposto sobre a heranca?

O que são agentes físicos como eles prejudicam a conservação dos documentos?

Os agentes físicos são: -A luminosidade – a luz é um dos fatores mais agravantes no processo de degradação dos materiais bibliográficos. -A temperatura – o papel se deteriora com o tempo mesmo que as condições de conservação sejam boas. A isso, chamamos envelhecimento natural do papel.

Qual é a importância da preservação e a restauração de documentos?

Através da preservação pode-se prevenir a deterioração e danos em documentos, por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico. Técnicas de preservação: Climatização, desacidificação, encapsulação e fumigação; Climatização: Adequação climática do ambiente.

Quais são as principais operações de conservação de documentos?

D As principais operações de conservação dos documentos são: desinfestação, limpeza, alisamento e restauração.