Quais medicamentos podem causar hiperplasia gengival?

Quais medicamentos podem causar hiperplasia gengival?

Medicamentos que podem estar associados à hiperplasia gengival incluem:

  • Fenitoína (medicamento para prevenir convulsões)
  • Ciclosporina (medicamento usado para reduzir a atividade do sistema imunológico)
  • Bloqueadores dos canais de cálcio (medicamentos usados ​​para controlar doenças cardiovasculares)

Qual anticonvulsivante causa hiperplasia gengival?

A hiperplasia gengival tem sido relatada em pacientes tratados com anticonvulsivantes — como difenilidantoína e valproato de sódio (Depakene®) —, com bloqueadores de canal de cálcio — como diltiazem (Diltizem®, Cardizem®), nifedipina (Adalat®) e verapamil (Dilacoron®) — e com imunossupressores, como a ciclosporina ( …

Como tirar hiperplasia gengival?

O tratamento da hiperplasia gengival medicamentosa é feito através de higiene oral, suspensão do medicamento e cirurgia, dependendo do caso. Uma boa higiene oral não diminui o crescimento da gengiva, mas pode controlar a inflamação e diminuir a dor e o sangramento.

Como remover hiperplasia gengival?

LEIA TAMBÉM:   Como deve ser realizado o procedimento de coleta do leite na propriedade rural?

O tratamento dessas hiperplasias consiste em cirurgias periodontais denominadas gengivectomias, aonde o excesso de gengival que recobre o dente é removido.

O que é remoção de hiperplasia?

Para o tratamento da hiperplasia, deve-se suspender o uso frequente da prótese para que haja a diminuição da lesão. Em seguida, o paciente deve ser encaminhado para a remoção cirúrgica1,2 e confecção de uma nova prótese, pois, se o paciente continuar utilizando a prótese total antiga, a lesão pode recidivar.

Como tirar o excesso de gengiva?

O periodontista ou cirurgião dentista retira o excesso de gengiva com um laser ou bisturi e, se preciso, faz a correção de outras imperfeições, como gengiva torta, deslocando a gengiva para baixo, para cima ou para os lados, de acordo com o objetivo da cirurgia. Lembrando que não há cicatrizes e muito menos pontos.

Porque a Fenitoina causa hiperplasia gengival?

A hiperplasia gengival medicamentosa é uma condição em que a gengiva apresenta um aumento de volume, devido ao uso frequente de determinados fármacos, sendo eles representados por três grupos principais: os antiepilépticos (fenitoína), os bloqueadores de canais de cálcio (nifedipina) e os imunossupressores ( …

LEIA TAMBÉM:   Qual a diferenca entre nao listado e privado?

Como evitar hiperplasia gengival?

Com boa empunhadura e cabeça pequena, as escovas TePe são perfeitas para prevenir ou cuidar de bocas com hiperplasia gengival. Após a escovação deve sempre ser realizada a limpeza interdental, com o Mini Flosser da TePe essa função fica cada vez mais fácil.

Como evitar a hiperplasia gengival?