Quais impostos incidem sobre o Tesouro Direto?

Quais impostos incidem sobre o Tesouro Direto?

Tributação do investimento em Tesouro Direto Os títulos Tesouro Direto estão sujeitos à mesma tributação dos investimentos de renda fixa. Dessa forma, incidem sobre os rendimentos do título tanto o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) quanto o Imposto de Renda (IR). Veja só como cada um funciona nesta modalidade.

Qual a tributação da renda fixa?

Atualmente, a alíquota segue uma tabela regressiva, ou seja, ela é reduzida à medida em que o prazo de aplicação aumenta. A alíquota parte de 22,5\% até atingir 15\% para quem mantiver o ativo em carteira por mais de 720 dias. A proposta que foi apresentada foi unificar a alíquota em 15\%, independente do prazo.

Como calcular Imposto de Renda sobre aplicações financeiras?

Vamos a um exemplo: se você ficou durante 500 dias na aplicação, ao resgatar iria pagar um IR de 17,5\%. Mas, como já pagou imposto de 15\% nos meses de maio e novembro, irá pagar imposto somente sobre a diferença, ou seja, 17,5\% – 15\% = 2,5\%.

LEIA TAMBÉM:   O que quer dizer sonhar que emagreceu?

Como é a retenção de impostos e Tributação?

A retenção de impostos federais ou sobre o IRPJ é muito comum também, principalmente quando da contratação de obras públicas, por exemplo, onde podem acontecer divergências de alíquotas. Para saber mais, veja o Guia Completo de Impostos e Tributação .

Como é cobrada a taxa de Administração de títulos de renda fixa?

A taxa de administração eventualmente cobrada pela corretora é também cobrada no ato da compra do título, como uma antecipação da taxa do primeiro ano de investimento. O imposto de renda dos títulos de renda fixa é retido na fonte.

Qual o imposto de renda dos títulos de renda fixa?

O imposto de renda dos títulos de renda fixa é retido na fonte. O investidor já recebe seus rendimentos líquidos de IR. No caso dos títulos privados, seu recolhimento é de responsabilidade do emissor do papel ou da instituição financeira responsável por fazer os pagamentos ao investidor.

Quais são as retenções de impostos federais?

Essas retenções são chamadas de Contribuições Sociais Retidas na Fonte (CSRF) e recaem sobre os seguintes impostos federais: PIS (Programa de Integração Social); COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido).