Quais impostos incidem sobre fundos de investimento?

Quais impostos incidem sobre fundos de investimento?

A tributação para fundos de investimento é o processo de recolhimento de tributos no qual todos investidores, de ativos suscetíveis, são submetidos. O investidor dos fundos de investimento não deve pagar apenas o IR (Imposto de Renda) sobre o investimento, mas também o IOF e o come-cotas para alguns casos.

Como informar Fundo de investimento na declaração de Imposto de Renda?

Vá até a ficha “Rendimentos sujeitos à tributação Exclusiva/Definitiva”; Insira o “Código 06”, referente a “Rendimentos e aplicações financeiras”; Informe o CNPJ da fonte pagadora e o valor dos rendimentos; Repita a operação até informar todos os rendimentos de seus fundos de investimento.

É correto afirmar que a tributação de imposto de renda vigente dos fundos de investimento?

LEIA TAMBÉM:   Qual e o significado da cor dos gatos?

A alíquota de IR que incide sobre os fundos de investimento de longo prazo é de 22,5\% sobre o lucro obtido em aplicações de até 180 dias; de 20\% em aplicações de 181 a 360 dias; de 17,5\% em aplicações de 361 a 720 dias; e de 15\% em aplicações acima de 720 dias.

Como é a tributação dos fundos de ações?

Os fundos de ações não têm cobrança de come-cotas: existe em seu lugar a cobrança de uma alíquota única de 15\% sobre o rendimento, descontada diretamente na fonte.

Como lançar rendimentos de aplicações financeiras?

O lançamento de aplicação financeira na contabilidade se dá com o valor do investimento no balanço, no Ativo Circulante, quando o prazo do resgate é de curto prazo, ou no Ativo Não Circulante, no subgrupo Realizável a Longo Prazo, caso o prazo de resgate previsto seja maior do que o exercício social seguinte.

Onde lançar proventos de FII no IR?

Assim como os fundos imobiliários em custódia, os rendimentos ou proventos recebidos pelos fundos de investimento imobiliários também não são tributáveis, mas devem ser declarados. Como são isentos, para declarar estes valores você deve ir até o menu “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

LEIA TAMBÉM:   Quais as principais doencas que ocasionam a necessidade de um transplante de pulmao?

Como funciona o pagamento do imposto de renda?

Como funciona o pagamento do Imposto de Renda? Com a prestação de contas feita pela declaração anual, você consegue saber se já pagou tudo que precisava pagar. Caso, você tenha pago valor a mais, a Receita devolve o dinheiro, é o que se chama restituição do Imposto de Renda.

Por que é cobrado o imposto de renda?

Por que é cobrado? A explicação para o pagamento do Imposto de Renda é de cunho social. A ideia é que a parcela da população com rendimentos maiores contribuem mais para o governo, a fim de gerar dinheiro para melhorias na qualidade de vida de toda população. Para onde vai esse dinheiro?

Qual é o tributo federal sobre a renda?

Ele é um tributo federal – como diz o nome – sobre a renda. Ou seja, sobre o que você ganha. E ainda acompanha a sua evolução patrimonial. Para fazer esse acompanhamento, o governo solicita aos trabalhadores e empresas que informem para a Receita Federal quais são seus ganhos anuais. Ao longo do ano, você ganha e gasta dinheiro.

Qual a destinação do imposto de renda?

Antes de tudo, vale destacar que não existe uma destinação específica para o dinheiro arrecadado pelo Imposto de Renda. No entanto, de modo geral, uma parte desse montante é direcionada aos Estados e Municípios.

São fundos onde existe o Come-cotas?

O que é come-cotas? É um sistema de tributação especial para determinados tipos de fundos de investimentos abertos. Tem esse nome porque, ao investir em um fundo, o investidor está comprando cotas dele. A cobrança da tributação acaba repassando parte dessas cotas à Receita Federal.

É correto afirmar que a tributação de Imposto de Renda vigente dos fundos de investimento?

Quais são os fundos de renda fixa?

Fundos de renda fixa são aqueles que devem ter uma carteira composta por, pelo menos, 80\% dos seus ativos em títulos públicos ou privados de renda fixa. São fundos voltados para o investidor com perfil conservador, porque os riscos são mais baixos, mas, por outro lado, oferecem um potencial menor de retorno.

Quais os fundos não tem Come-cotas?

Por exemplo: Fundos DI, Fundos de Renda Fixa, Fundos Multimercado e Fundos Cambiais podem estar sujeitos ao come-cotas. Fundos Imobiliários, de Previdência e de Ações não têm incidência de come-cotas. Neles, o Imposto de Renda é cobrado apenas no resgate do investimento.

Como contabilizar o Come-cotas?

Para efetuar a cobrança do come-cotas é aplicada a menor alíquota de cada tipo de fundo: 20\% para fundos com tributação de curto prazo e 15\% para fundos com tributação de longo prazo. Então, de seis em seis meses, os fundos deduzem o IR dos cotistas de forma automática, em função do rendimento obtido no período.