Quais grupos sociais se constituem na passagem do feudalismo para o capitalismo?

Quais grupos sociais se constituem na passagem do feudalismo para o capitalismo?

Muitos fatores contribuíram para essa transição, por exemplo, o surgimento de uma nova classe social, a burguesia. Os burgueses foram contribuindo para o aumento e aceleração da economia mercantil através do surgimento da moeda.

O que é o feudalismo e capitalismo?

Feudalismo: Economia baseada, principalmente, em trocas de mercadorias. Pouco uso de moedas. Capitalismo: Economia baseada na compra e venda de produtos com ampla utilização de moedas. Feudalismo: Poder econômico concentrado nas mãos dos senhores feudais.

Qual foi a transição do feudalismo para o capitalismo?

A TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO “Por volta do séc Xll, com a desintegração do feudalismo, começa a surgir um novo sistema econômico, social e político: O Capitalismo. Foi formando-se aos poucos durante o período final da idade média, para finalmente dominar toda a Europa ocidental a partir do séc XVl.

LEIA TAMBÉM:   Quanto e um teste genetico?

Como foi a transição do feudalismo para o capitalismo Brainly?

A Revolução Inglesa do século XVII foi decisiva para o fomento das condições de aparecimento da industrialização. Com a indústria, o sistema capitalista passou a ser imperativo e complexo, gerando a divisão acentuada do trabalho nas cidades e o aumento do grande fluxo da massa de operários.

Qual a posição do trabalhador no feudalismo e no capitalismo?

No sistema feudal não existia comércio, as relações eram à base de trocas de produtos, e toda produção era destinada ao sustento local. As relações de trabalho se realizavam entre o senhor feudal, dono da terra que fazia parte da burguesia, e do outro lado o servo ou camponês, que era subordinado ao senhor feudal.

Qual é a diferença entre o trabalho presente no sistema feudal para o trabalho no capitalismo?

Enquanto o servo de um senhor feudal trabalhava a terra de forma a produzir diretamente o seu sustento, cedendo parte da produção ao senhor como forma de tributo, o trabalhador assalariado trabalha em função de uma moeda, para só então poder ter contato com seu sustento.

LEIA TAMBÉM:   Qual a importancia do Direito Sucessorio?

Qual era a base da Economia do feudalismo?

A Economia Feudal era agrária e autossuficiente, dedicada ao consumo local e não ao comércio. As mercadorias eram trocadas por meio de escambo e não de moedas. Sua atividade principal se desenvolveu em meio a um sistema social estamental (camadas sociais) sem mobilidade entre reis, clero, nobres e servos.

Onde e quando o capitalismo teve origem?

O capitalismo surgiu depois do declínio do feudalismo que consistia em uma organização econômica, social e política concentrada na Europa Ocidental, na Idade Média. A partir de então, foi desencadeada os primeiros indícios do capitalismo, como: o acúmulo de riquezas, expansão de negócios, dentre outras características.