Quais foram os objetivos do movimento feminista apos a Segunda Guerra Mundial?

Quais foram os objetivos do movimento feminista após a Segunda Guerra Mundial?

O movimento feminista efetuou mudanças na sociedade ocidental, incluindo o sufrágio feminino; maior acesso à educação; salários mais equitativos com os dos homens; o direito de iniciar o processo de divórcio; o direito da mulher de tomar decisões individuais relativas a gravidez (incluindo o acesso aos contraceptivos e …

Qual o principal objetivo do feminismo?

O feminismo é um movimento que começou a partir do século XIX e atualmente virou um movimento social, político e filosófico, que tem como finalidade propor direitos iguais entre as mulheres através do empoderamento feminino, sem a existência de padrões patriarcais ou impostos pela sociedade.

Por que apoiar o movimento feminista?

“O movimento feminista existe para reduzir as desigualdades que resultam de uma mentalidade machista. Ainda assim, é um desafio pensar que somos mulheres, mas – apesar disso – não somos iguais. Uma mulher negra, por exemplo, além de ser vítima do machismo, sofre com o racismo”, argumenta a autora.

LEIA TAMBÉM:   Como e a carreira do veterinario?

Quais são as características do movimento feminista?

Sua principal caraterística é a luta pela igualdade de gêneros (homens e mulheres), e consequentemente pela participação da mulher na sociedade. Vale lembrar que em grande parte nossa cultura está alicerçada numa sociedade patriarcal, pautada na dominação masculina.

Quais as lutas do movimento feminista hoje?

As questões mais importantes para o movimento feminista são:

  • Fim da desigualdade salarial entre homens e mulheres,
  • Igualdade da participação das mulheres no cenário político do país, tanto na ocupação de cargos políticos como na tomada de decisões,
  • Direito ao aborto,

Quais foram as principais conquistas do movimento feminista ao longo da história?

1862: as mulheres suecas votam pela primeira vez. 1869: criada a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres, nos Estados Unidos. 1879: as mulheres brasileiras conseguem o direito de frequentar instituições de ensino superior, mesmo sob críticas da sociedade.