Quais foram as reformas econômicas promovidas por Solon?

Quais foram as reformas econômicas promovidas por Sólon?

Do ponto de vista econômico, Sólon aboliu a escravidão por dívidas e proibiu que elas pudessem ter como garantia a própria pessoa, determinando, até, que atenienses vendidos como escravos no exterior fossem recomprados e trazidos de volta à Atenas.

Quais foram as reformas de Drácon e Sólon?

Em âmbito econômico, incentivou a exploração das minas localizadas na região de Laurion, organizou um sistema de pesos e medidas e proibiu a exportação de cereais. Para dinamizar as atividades comerciais, criou um padrão monetário fixo para a cidade e permitiu a entrada de artesãos estrangeiros nesse mesmo ambiente.

Quais foram as reformas da época de Péricles?

Realizou uma série de reformas. Reduziu a autoridade do Areópago (Assembleia de Juízes). Construiu muralhas de proteção da cidade, transformando Atenas em uma cidade armada, para garantir a privilegiada posição geográfica, política e econômica.

Quais foram as medidas tomadas por Sólon?

Na sua reforma, Sólon proibiu a hipoteca da terra e a escravidão por endividamento através da chamada lei Seisachtheia; dividiu a sociedade pelo critério censitário (pela renda anual) e criou um tribunal de justiça, a helieia.

LEIA TAMBÉM:   O que o Mexico e o Brasil tem em comum?

Quais foram as medidas tomadas por Sólon em Atenas?

Criou um conselho de 400 membros, instituiu o tribunal popular e quebrou o monopólio dos eupátridas sobre os cargos de alta magistratura. Manteve quatro classes sociais distintas de acordo com sua contribuição em impostos para a cidade-estado, os pentacosiomedimnos, os mais ricos, hippeis, zeugitai e thetes.

Quais foram as principais realizações do tirano Pisistrato?

Pisístrato incentivou o cultivo da oliveira, que fornecia o azeite, umas das principais exportações de Atenas. No campo artístico e cultural, Pisístrato ordenou a construção do propileu na Acrópole de Atenas, tendo sido reconstruído o templo de Atena.