Quais foram as primeiras instituicões de Educacao Especial no Brasil?

Quais foram as primeiras instituições de Educação Especial no Brasil?

Entende-se como marco histórico da educação especial no Brasil o período final do século XIX, com a criação do Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, sob a direção de Benjamin Constant, e o Instituto dos Surdos-Mudos, em 1857, (JANNUZZI, 1985, 2004; MAZZOTTA, 2005).

Qual o Público-alvo da modalidade de Educação Especial?

A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

Quando ocorreu o primeiro marco da educação especial no Brasil?

Criada pelo governo federal brasileiro em 2008, a Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva é um importante marco regulatório para a garantia da matrícula das pessoas com deficiência na escola comum.

Qual o conceito da Educação Especial?

LEIA TAMBÉM:   Qual e a melhor marca de chuveiro?

Educação Especial – seu conceito está disposto no artigo 58 da LDB – a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Qual a modalidade de Educação Especial?

Segundo o art. 58 da Lei de diretrizes e bases da educação nacional, nº 9394 de 20 de dezembro de 1996; “ entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de Educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. ”

Quais são os objetivos da Educação Especial?

Os objetivos da educação especial são os mesmos da educação em geral, o que difere é o atendimento, que passa ser de acordo com as diferenças individuais do educando. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas – ONU, as pessoas com deficiências representam 10\% da população mundial.

Quem é público-alvo da Educação Especial?

A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.