Quais foram as medidas tomadas para a redemocratizacao?

Quais foram as medidas tomadas para a redemocratização?

2. Quais foram as medidas tomadas para a redemocratização? Levantamento da censura, anistia e reformulação do quadro partidário.

Quais foram os métodos utilizados pelos militares para conter a oposição e se manter no poder?

Os Atos Institucionais são mecanismos adotados pelos militares para legalizar ações políticas não previstas e mesmo contrárias à Constituição. De 1964 à 1978 serão decretados 16 Atos Institucionais e complementares que transformam a Constituição de 46 em uma colcha de retalhos .

Como foi o processo de redemocratização no Brasil?

O Brasil passou por dois processos de abertura política e reorganização das instituições democráticas, esse período é chamado de redemocratização. O primeiro foi em 1945 após o governo de Getúlio Vargas, o segundo foi em 1964 após a Ditadura Militar. Essas épocas foram marcadas pela suspensão de alguns direitos.

Quais as principais características do Brasil Pós-ditadura militar?

Os quase 21 anos de sucessivos governos militares foram marcados por: restrição de direitos políticos. forte censura aos meios de comunicação e culturais. intensa perseguição policial aos opositores do Regime, envolvendo inúmeros casos de tortura e assassinatos.

LEIA TAMBÉM:   Como emitir recibo para Imposto de Renda?

Quais foram as principais resistências contra a ditadura militar?

Além da opção radical da luta armada, houve outras formas de resistência, indo da extrema esquerda a liberais moderados. Mulheres, negros, indígenas, estudantes, operários, camponeses, intelectuais e jornalistas, entre outros, protagonizaram a resistência civil.

Quais as principais consequências da ditadura civil-militar para a população brasileira?

Uma das consequências mais gritantes da ditadura militar foi o aumento da desigualdade social. Para além disso, a falta de acesso da população à dados públicos, aumento da concentração de renda, inflação e aumento do endividamento externo.

https://www.youtube.com/watch?v=EQDTfcZq-zo