Quais foram as consequencias da Ditadura Militar para o povo brasileiro?

Quais foram as consequências da Ditadura Militar para o povo brasileiro?

Uma das consequências mais gritantes da ditadura militar foi o aumento da desigualdade social. Para além disso, a falta de acesso da população à dados públicos, aumento da concentração de renda, inflação e aumento do endividamento externo.

Quais as características que marcaram a Ditadura Militar?

Principais características do regime militar no Brasil: – Cassação de direitos políticos de opositores ao regime; – Repressão aos movimentos sociais e manifestações políticas de oposição; – Censura aos meios de comunicação; – Implantação do bipartidarismo: ARENA (governo) e MDB (oposição);

Quais foram as consequências da Ditadura Militar a literatura infantojuvenil brasileira?

Houve, por conta disso, uma migração para a literatura infantil, gênero pouco visado pelos generais. Ana Maria Machado, escritora brasileira, foi partícipe dessa mudança, questionando o poder através das metáforas empregadas nas histórias infantis.

Quais as consequências da intervenção militar?

Quais podem ser as consequências de uma intervenção federal? Na intervenção o Estado pode perder temporariamente a capacidade sobre algumas decisões, que passam a ser tomadas pelos militares responsáveis pela intervenção – chamados de interventores.

LEIA TAMBÉM:   O que quer dizer em fase de inquerito?

Quais são as características da Ditadura Militar?

5 Características das ditaduras militares

  • Censura. Os regimes militares tendem a censurar a liberdade de expressão de cidadãos, de artistas e da imprensa como forma de proteger a integridade do sistema.
  • Autoritarismo e violência.
  • Centralização do poder.
  • Cassação de direitos políticos.
  • Ilegitimidade.

Qual é a principal característica do período da ditadura?

Ditadura é um regime de governo onde o poder está concentrado nas mãos de um indivíduo ou grupo. Uma ditadura se caracteriza por ter censura, falta de eleições transparentes, de liberdade partidária e um intenso controle do Estado na vida dos cidadãos.