Quais foram as capitanias hereditarias que deram certo?

Quais foram as capitanias hereditárias que deram certo?

Pernambuco e São Vicente foram as capitanias que mais prosperaram. Nelas haviam ocorrido experiências de ocupação agrícola desde o período da colonização acidental. Apesar de enfrentarem problemas comuns aos das demais capitanias, Duarte Coelho e Martim Afonso de Sousa obtiveram sucesso.

Quem criou o sistema de capitanias hereditárias?

A começar da expedição de Martim Afonso de Sousa (1490 – 1564) no ano de 1530, foi estabelecido o sistema de capitanias hereditárias.

Quantas capitanias hereditárias deram certo quais são elas?

Além disso, os donatários esbarraram em outras dificuldades, como a falta de recursos, a inexperiência administrativa e os conflitos com os indígenas. Das quinze capitanias existentes, somente duas prosperaram rapidamente: São Vicente e Pernambuco.

Quais são as capitanias?

Mapa das Capitanias Hereditárias

  • Capitania do Maranhão: João de Barros e Aires da Cunha e Fernando Álvares de Andrade.
  • Capitania do Ceará: Antônio Cardoso de Barros.
  • Capitania do Rio Grande: João de Barros e Aires da Cunha.
  • Capitania de Itamaracá: Pero Lopes de Sousa.
  • Capitania de Pernambuco: Duarte Coelho Pereira.
LEIA TAMBÉM:   Como pedir o financiamento estudantil privado?

Como foi implantado o sistema de capitanias hereditárias?

O sistema de capitanias hereditárias foi implantado a partir da expedição de Martim Afonso de Sousa, em 1530. Assim, ficou estabelecido a criação de 15 capitanias e seus 12 donatários, uma vez que uns receberam mais que uma porção de terra e as Capitanias do Maranhão e São Vicente foram divididas em duas porções.

Quais eram as principais funções dos donatários?

Os donatários eram obrigados a investir ou atrair investimentos, criando toda infraestrutura para garantir o desenvolvimento e a segurança de sua capitania. Além disso, deveriam atrair pessoas para morar em sua capitania, distribuindo terras (sesmarias) e cobrando impostos de quem fixasse morada nelas.