Quais eram as classes sociais no periodo republicano?

Quais eram as classes sociais no período republicano?

Nessa época a sociedade da Roma Antiga era constituída por quatro grupos: patrícios, plebeus, clientes e os escravos.

Quais eram as funções dos reis de Roma?

Aos reis cabiam as funções militares, judiciais e religiosas. Ao senado (do latim senex “anciãos”) era o conselho consultivo do rei que tomava decisões na sua ausência, e elegia um novo rei que tinha a aprovação do povo.

Qual a influência de Roma?

A Civilização Romana antiga contribuiu grandemente para o desenvolvimento do direito, arte, literatura, arquitetura, tecnologia, religião, governo, e da linguagem no mundo ocidental e sua história continua a ter uma grande influência sobre o mundo até os dias de hoje.

Como foi a política externa de Roma na República?

No fim do século VI a.C., os romanos estabeleceram uma profunda transformação em suas instituições políticas. Entre outras funções, os senadores deveriam zelar pelas tradições religiosas, cuidar das finanças, tratar da política externa, indicar um ditador, conceder honras e controlar as províncias.

LEIA TAMBÉM:   Qual a idade minima da segurada para aposentar?

Quais eram as duas principais classes sociais de Roma?

A civilização romana, que começou a desenvolver-se na região do Lácio, na Península Itálica, por volta de 750 a.C., organizava-se em dois grupos principais: os patrícios e os plebeus. Esses dois grupos tornaram-se a base da sociedade romana.

Quais as funções dos reis?

Rei é um chefe de Estado que administra uma organização política denominada monarquia. Ao longo da história, o termo Rei foi utilizado para governantes de pequenos territórios que comandam seus povos.

Quais as funções exercidas pelo rei?

A Monarquia é uma forma de governo onde o Rei (monarca) exerce um papel político, podendo ser mais ativo, governando o Estado, ou mais passivo, cerimonial, em que cumpre meras funções de representação.

Qual a influência dos gregos para os romanos?

A influência da cultura grega em Roma já se vinha manifestando desde os remotos tempos dos etruscos. A partir da II Guerra Púnica a influência religiosa grega era evidente, coadjuvada pelo facto de o povo já não encantar nos seus deuses as respostas que necessitavam. …